trump_oms

Jovana Ramos – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

A teoria Neoliberal das Relações Internacionais põe em relevo a enorme complexidade da nova ordem mundial, ou seja, a globalização econômica, a cooperação, assim como um sistema que integra os Estados, os novos atores políticos e as relações transnacionais que contribuem para o funcionamento do sistema internacional.

O neoliberalismo é a primeira teoria de Relações Internacionais que destacou a importância dos atores transnacionais na política internacional, uma vez que o neo-realismo não conseguiu suprir as novas formas de poder que o sistema internacional estava adquirindo, ou seja, de avanços tecnológicos e da comunicação, derivando assim uma sociedade mais interligada e interdependente.

As instituições, para Keohane, são grupos de regras, sejam elas formais ou informais, desenhadas pelos Estados com algum objetivo em comum. Tendo em vista isso, o papel das organizações internacionais tornou-se necessário, visto que elas ajudam na construção das agendas internacionais e dão suporte para a cooperação internacional, exemplo disso são: as igrejas, empresas, transnacionais, e elas terão relevância na agenda internacional.

O presidente norte-americano anunciou a suspensão de financiamento dos Estados Unidos para Organização Mundial da Saúde na terça-feira (14/04), ele acusou a organização de “severa má administração e encobrimento do Coronavírus”, além disso afirmou que “tantas mortes foram causadas por erros da OMS”. Trump critica a OMS, uma vez que, segundo ele, a organização tinha informações de que o vírus seria transmissível, todavia desprezou a gravidade da ameaça.

A Organização Mundial da Saúde, é uma instituição relevante no combate ao coronavírus e transformou-se em um dos atores essenciais, ela busca soluções para o combate da doença, por meio de investimentos na ciência e pesquisadores, além de influenciar positivamente nas decisões dos Estados para que alcancem o objetivo em comum: o fim do COVID-19. Por isso, os países, de maneira racional, acatam as decisões da organização e cooperam diante da pandemia. 

Por influência desse cenário, a atitude de Trump afeta diretamente o sistema internacional, segundo a teoria neoliberal causará futuramente consequências para os Estados Unidos, uma vez que Keohane e Nye falam que poderá haver uma mudança de atitude, pois afetará negativamente a visão que os Estados têm perante o governo estadunidense, mas também as ações do governo dos Estados Unidos vão ser fortemente influenciadas pela comunicação, pois a sociedade civil global, organizações, e Estados não vão se satisfazer com a decisão tomada pelo presidente Trump. Além disso, a atitude do presidente estadunidense não só afetou os países mais pobres que estão sendo ajudados pela OMS, mas Trump também contrariou a teoria neoliberal, ao mostrar que o bem-estar social não está atrelado a sua política e desconsiderar a governança global, termo cunhado pelos neoliberais que pressupõe não só um no poder, e sim, a participação de todos.

No entanto, embora Trump esteja negligenciando a OMS, a mesma ressignificou o papel de organização internacional, motivou os líderes para participarem do problema, mostrou que é relevante e exerce poder no globo.

Por fim, em tempos de pandemia de uma doença desconhecida, o inimigo é abstrato, e os Estados – atores que não perdem importância na teoria neoliberal – devem cooperar e não agir de forma unilateral ao beneficiar somente um lado. A pandemia não somente mostrou a ineficiência dos governos perante as temáticas globais, mas também mostrou a força das organizações internacionais no sistema. Todos os indivíduos estão sendo afetados, então cabe a todos os atores cooperarem para o fim dessa problemática.

REFERÊNCIAS:

SARFATI, G. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.                     

The Guardian. Trump halts World Health Organization funding over coronavirus ‘failure’. < https://www.theguardian.com/world/2020/apr/14/coronavirus-trump-halts-funding-to-world-health-organization >. Acesso em 15 de abril de 2020.                                 

CNN. Trump halts World Health Organization funding over handling of coronavirus outbreak. < https://edition.cnn.com/2020/04/14/politics/donald-trump-world-health-organization-funding-coronavirus/index.html >. Acesso em 15 de abril de 2020.