O papel do Estado na economia em tempos de crise

Coronavirus-2-696x369

Larissa Schoemberger – Acadêmica do 5° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Uma crise econômica, causada pelo isolamento horizontal necessário enquanto uma estratégia frente à pandemia do covid-19 é prevista. De acordo com a Foreign Policy, grandes Estados como China, EUA, França, e Itália, usam “a retórica de mobilização em tempos de guerra” para enfrentar esse vírus. Se usarmos uma analogia mostrando os interesses dos Estados em tempos de guerra, podemos dizer que segundo Hans Morgenthau (1948), assegurar o bem-estar da população é um dos principais objetivos do Estado.

Como é sabido, a economia não é controlada pelo Estado, mas pelo mercado. Podemos defini-lo como “a mão invisível” que balanceia a oferta e demanda, conceito criado por Adam Smith (1983), mas o mercado nem sempre dá conta de regular e estabilizar a economia, diante disso faz-se necessário a intervenção do Estado na economia como agente regulador.

Podemos ver isso na teoria Keynesiana (1996) onde o Estado pode e deve intervir na economia sempre que necessário para evitar um colapso na mesma e garantir estabilidade.  Como foi para a solução da crise de 1929, o presidente Roosevelt, baseando-se nos princípios defendidos por Keynes, implementou o plano conhecido como “New Deal”, visando a retração econômica dos EUA, e funcionou.

Adota-se um conceito conhecido como Estado Mínimo, que não é nada mais do que medidas adotadas pelo governo para ajudar a manter a economia no país.

No Brasil, inicialmente não via-se ação do governo a nível federal para adotar medidas que ajudassem as pessoas individualmente, e as empresas. Isso deu espaço para que os governos estaduais tomassem tais medidas; podemos usar como exemplo o governo do Estado do Pará, que criou o Fundo Esperança, um tipo de empréstimo com juros baixos para ajudar as empresas a se manterem, e também conseguiu a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), para poder pagar a energia elétrica para pessoas de baixa renda no período da quarentena.

No consenso geral, o Estado é o único ator que no momento pode ajudar a manter a economia do país, seja aumentando os gastos na área da saúde para melhorar o quadro atual de superlotação e falta de equipamentos, e assim garantir recursos para evitar a quebra de empresas como muitos economistas analisam, ou conforme outros economistas como Monica de Bolle e o ex-ministro da Fazendo Henrique Meirelles, defendem a ideia do Estado injetar liquidez na economia, conhecido pela expressão “imprimir dinheiro”, de forma que ele consiga assegurar a economia do país até essa pandemia cessar.

REFERÊNCIAS:

Alepa aprova que governo do Pará pague energia elétrica para pessoas de baixa renda. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/04/08/alepa-aprova-que-governo-do-para-pague-energia-eletrica-para-pessoas-de-baixa-renda.ghtml . Acesso em: 10 de abril de 2020

BOLLE, Monica de. O que é Moeda? Vamos ter inflação? O governo deve imprimir dinheiro? Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=76QpQQo0Z5k&list=WL&index=48&t=370s>. Acesso em: 10 de Abril de 2020.

BRASIL, BBC News. Meirelles defende ‘imprimir dinheiro’ contra crise do coronavírus. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xHHptm0NCLA&list=WL&index=47&t=0s>. Acesso em: 10 de Abril de 2020.

CUCOLO, Eduardo. Coronavírus reacende discussão sobre papel do Estado na economia. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 de Março de 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/03/coronavirus-reacende-discussao-sobre-papel-do-estado-na-economia.shtml>. Acesso em: 10 de Abril de 2020.

Governo lança linha de crédito especial aos micro empresários afetados pela crise do Covid-19 o PA. Disponível em:

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/03/23/governo-lanca-linha-de-credito-especial-aos-microempreendedores-afetados-pela-crise-do-covid-19-no-pa.ghtml . Acesso em: 10 de abril de 2020.

KEYNES, J. M. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo. Editora: Nova Cultural Ltda. 1996.

MORGENTHAU, Hans J. Política entre as Nações: A Luta pelo Poder e Paz. Brasília. Editora: Universidade de Brasília. 2003. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/0179_politica_entre_as_nacoes.pdf>. Acesso em: 10 de Abril de 2020.

MULDER, Nicholas. The Coronavirus War Economy Will Change the World. Foreign Policy, March, 26, 2020. Disponível em: <https://foreignpolicy.com/2020/03/26/the-coronavirus-war-economy-will-change-the-world/>. Acesso em: 10 de Abril de 2020.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. São Paulo. Editora: Nova Cultural Ltda. 1996.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s