etienne

Ana Adrianny Nogueira – Acadêmica do 7° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Carissa Faustina Etienne nasceu em uma família de classe média na República Dominicana, é graduada em medicina e cirurgia pela Universidade das Índias Ocidentais na Jamaica, mestre em saúde comunitária e possui diploma honorário em saúde pública pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Em Dominicana trabalhou no Ministério da Saúde, nos seguintes cargos: Diretora Geral de Saúde em duas ocasiões (1995-1996 e 2000-2002) e Diretora de Serviços de Atenção Primária e Coordenadora para Desastres e Epidemiologia Nacional. Além disso, foi Coordenadora do Programa Nacional de AIDS, Presidente do Comitê Nacional para AIDS, Diretora Médica do Hospital Princesa Margarita e docente da Faculdade de Medicina da Universidade Ross.

Entre 2008 e 2012,  Dra. Etienne foi subdiretora Geral para Sistemas e Serviços de Saúde na sede da OMS em Genebra. Em 2013 foi nomeada pelo Conselho Executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), como Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, liderando os esforços para o fortalecimento dos serviços de saúde básica como agenda prioritária da organização.

No dia 23 de janeiro de 2018 o Conselho Executivo da OMS a nomeou para um segundo mandato como Diretora Regional da OMS para as Américas devido ao seu excelente serviço e seus respectivos feitos, visto que, a OPAS liderou com sucesso pesquisas e tratamentos às epidemias de Zika e Chikungunya nas Américas, além de minimizar os surtos de cólera e febre amarela no Haiti e no Brasil. 

Dra. Etienne possui o grande desafio pela frente, gerir uma organização tão essencial em um momento de crise extrema – uma pandemia de caráter mundial. Mas não há dúvida que a organização sob sua liderança mostrará sua competência, já então conhecida. Isto será “apenas” mais um desafio a ser vencido por Etienne.

Referências:

PAHO. Dra. Carissa Etienne é nomeada como Diretora. Disponível em: < https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=category&view=article&id=3135&Itemid=1 >.  Acesso em: 06 de abril de 2020.

PAHO. Biography of the Director. Disponível em: < https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=13905:biography-of-the-director&Itemid=42477&lang=en >. Acesso em: 06 de abril de 2020.