Dicas de Filmes

Jaiane Madza Almeida – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Jojo Rabbit (2019)

bb73b5a32d3df43e3c2e073f9ff39438

A trama, que se passa nos bastidores da Segunda Guerra Mundial, acompanha um garoto alemão fanático pelo regime daquela época. Ele sente a falta do pai e projeta a figura paterna em seu amigo imaginário que por sua vez, é o governante ditador Adolf Hitler. Porém, descobre que sua mãe escondia em casa uma garota judia, perseguida por aquele regime, ele percebe que a menina não é como ele imaginava e começa a reavaliar tudo aquilo em que acreditava.

O filme é uma comédia, cuja adaptação do livro de Christine Leunens foi feita pelo cineasta Taika Waititi, que também interpreta Adolf Hitler. Apesar de se tratar de uma comédia, o diretor tomou o devido cuidado para mostrar que a intenção do filme não é mostrar o nazismo como algo justificável, muito menos trata os personagens nazistas como vítimas de uma lavagem cerebral ou que seguiram o sistema genocida contra a vontade. Pelo contrário, o filme faz questão de mostrar que seja qual foi o motivo pelo qual estavam apoiando aquele regime, eles foram responsáveis pelo que defenderam.

O elenco é composto por Roman Griffin Davis, Scarlet Johansson, Thomasin McKenzie, Sam Rockwell, Rebel Wilson e Alfie Allen. O filme foi indicado a 6 prêmios do Oscar, sendo melhor filme, atriz coadjuvante (Scarlet Johansson), figurino, roteiro adaptado, montagem e design de produção. Jojo Rabbit é uma comédia genuinamente divertida a partir de um tema que raramente fornece um sustento para o lado humorístico.

O Irlandês (The Irishman, 2019)

93e78acb09d490bb26e4560fea9ba1e8

O filme é uma produção de Martin Scorsese em parceria com a Netflix, baseado no livro de memórias do investigador Charles Brandt, I Heard you pain houses de 2004, que mostra a história real de Frank Sheeran, um veterano da Segunda Guerra Mundial. Mostrando o crime organizado nos Estados Unidos pós-guerra.

Frank Sheeran, conhecido como “O Irlandês”, é quem conta a história que aborda um dos grandes mistérios da história dos EUA, o desaparecimento do líder sindical Jimmy Hoffa, além de mostrar todos os bastidores do crime organizado com suas rivalidades e alianças políticas.

A produção é protagonizada por Robert de Niro, Al Pacino e Joe Pesci. O filme recebeu 10 indicações ao Oscar, sendo Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci), Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino, Edição, Direção de Arte e Efeitos Visuais. Foi o segundo colocado no número de indicações.
Apesar de ter duração de 3h30, “O Irlandês” prende os espectadores até o final com o seu enredo impecável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s