O Dia Internacional da Mãe Terra e a Interdependência Complexa

earth

Érica Nascimento – acadêmica do 5° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O Liberalismo é uma teoria das Relações Internacionais que atenta para o lugar do indivíduo na sociedade. Aqui, não apenas o Estado importa, mas sobretudo aqueles que o compõem, tais quais: a sociedade civil global, o mercado, os atores estatais e não estatais, as instituições, etc. Como diz o teórico Joseph Nye, “o palco está cheio”, pois enquanto a corrente realista enfoca todas as decisões de uma nação no Estado, o liberalismo e o neo-liberalismo desconcentram essa tomada de decisão nas mãos dos outros atores internacionais (NYE, 2009).

Joseph Nye e Robert Keohane, teóricos neoliberais, trouxeram a reflexão sobre o crescimento da interdependência nas relações internacionais. Embora este não seja um assunto novo, o tema voltou com força ao mostrar a emergência de atores não-estatais desempenhando papéis às vezes mais relevantes que os Estados em decisões sobre tecnologia, economia, meio ambiente, etc. (NOGUEIRA; MESSARI, 2005, p. 80) Assim, não podendo mais analisar as relações internacionais somente através da visão dos Estados, a interdependência, reforçada pelos dois teóricos, refere-se a situações caracterizadas por efeitos recíprocos entre países ou entre atores em diferentes países (2005).

Dessa forma, John Ashton, representante especial do Reino Unido para a mudança climática, ao falar sobre a interdependência ecológica afirma que:

A interdependência força-nos a compreender que os desafios atuais representam não só um dilema para nós (em nosso próprio país), mas também um dilema comum para todos. O ambiente chama a atenção para esse fato de maneira contundente: não existe essa coisa de clima estável para um país ou continente a menos que o clima esteja estável para todos. A segurança climática é um patrimônio público mundial. (2009, p.252)

Como exemplo desta interdependência, o Dia Internacional do Planeta Terra, a ser celebrado dia 22 de abril, foi criado como um alerta à população mundial quanto à necessidade de conscientização sobre a preservação da natureza. Após o grande vazamento de óleo, na Califórnia, a primeira celebração da data ocorreu em 1970 quando o senador americano Gaylord Nelson organizou um fórum ambiental, chamando a atenção de 20 milhões de pessoas com protestos em espaços públicos para debater sobre os problemas que ameaçavam o meio ambiente global.

A partir de então, todos os anos milhões e milhões de pessoas participam do ato ao redor do mundo, juntando-se a elas organizações internacionais e grandes corporações, e, dessa forma, criam-se projetos para defender o planeta. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO intitulou esta data como o “Dia Internacional da Mãe Terra”, que foi a resposta a um ambiente de crise e, atualmente, é reconhecido como o maior evento cívico do planeta (ONU, 2019).

De acordo com a rede do Dia da Terra, o tema do ano de 2020, quando a comemoração completará seu 50º aniversário, será a ação climática, a qual representa o maior desafio para o futuro da humanidade, uma vez que nos encontramos em um cenário devastador e quase existencial de desafios globais, da perda de biodiversidade às mudanças climáticas e à poluição plástica.

Para Nogueira e Messari (2005), fica claro que a intensificação das conexões entre os atores internacionais, estatais ou não, influenciam fortemente a forma como as decisões políticas são tomadas, bem como seus resultados. Assim, nota-se a existência de diversos canais de comunicação e negociação ao tratar do tema sobre a defesa do planeta Terra, uma vez que há diversas instituições cuidando do assunto, como a ONU, o Greenpeace, ministérios do meio ambiente, dentre outros, como estímulo à cooperação.

Importante notar que, acerca da interdependência complexa de Nye e Keohane (2005), há uma agenda múltipla em que variados assuntos são colocados em pauta e não há uma hierarquia entre eles, dividindo-se em temas que abordam assuntos mais tradicionais como segurança e economia a temas mais atuais como o meio ambiente, questões climáticas e terrorismo. E não há fronteiras entre o doméstico e o internacional, como pode-se observar em relação a primeiro dia de comemoração da Mãe Terra em 1970, um evento que começou na Califórnia, mas que atualmente envolve o mundo inteiro.

Por fim, o Dia Internacional Da Mãe Terra mostra, através da interdependência complexa, o quanto a utilidade da força se torna descartada, pois há um envolvimento recíproco tão significativo entre os atores que o uso da força militar torna-se incoerente para resolver divergências e, dessa forma, reforça-se o papel das organizações internacionais para lidar com conflitos gerados pelos novos padrões das relações internacionais.

REFERÊNCIAS:

EARTH Day. Dia da Terra 2020. Disponível em: <https://www.earthday.org/earth-day-2020/&gt;. Acesso em 15 de março de 2020.

LINCOLINS, Thiago. Dia internacional da terra: entenda como surgiu e porque devemos refletir sobre o futuro do planeta. Aventuras na História, 22, abril, 2019. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/dia-internacional-da-terra-entenda-como-surgiu-e-porque-devemos-refletir-sobre-o-futuro-do-planeta.phtml&gt;. Acesso em 15 de março de 2020.

NOGUEIRA, P. J.; MESSARI, N. Teoria das Relações Internacionais – correntes e debates. Editora: Campus. 2005.

NYE, Joseph. Cooperação e Conflitos nas Relações Internacionais. Editora: Gente. 2009

ONU News. ONU destaca extinção de espécies em Dia Internacional da Terra. 22, abril, 2019. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/04/1669051&gt;. Acesso em 15 de março de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s