Papa Francisco

WhatsApp Image 2020-03-17 at 16.45.05

Ana Adrianny Nogueira – Acadêmica do 7° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Simples, carismático, humilde e popular, Papa Francisco ao longo de quase sete anos de pontificado conseguiu conceder à Igreja Católica uma influência global que havia se perdido nos últimos anos, quebrando e desmitificando uma série de estereótipos negativos sobre a Igreja Católica e, chamando a atenção de não católicos e de ateus para ouvir as suas preces e seus ensinamentos.

Nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio estudou Farmácia em sua adolescência antes de despertar sua vocação para a vida religiosa. Estudou Teologia e Filosofia na Universidade de San Miguel simultaneamente à sua ordenação como padre.

Passou grande parte de sua vida participando de diversos projetos religiosos e sendo membro efetivo de diversas congregações: Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e das Sociedades da Vida Apostólica, do Conselho Pontifício para a Família e da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Em 13 de março de 2013, foi eleito papa pelo conclave como sucessor de Bento XVI, que havia abdicado ao papado no mês anterior. É o 226º papa da história da Igreja Católica, o primeiro não europeu em 1200 anos e o primeiro papa de origem latina americana. Escolheu o nome de Francisco em dedicatória ao frade Francisco de Assis e à sua simplicidade e dedicação aos menos afortunados. 

Desde que entrou no noviciado, aos 22 de anos, Francisco prega um estilo de vida simples, sem luxo e ambição, possuindo apenas a vontade de servir a Deus, sendo um mero canal de transmissão de seus ensinamentos. É um intenso defensor da ajuda aos necessitados, apoiando constantemente programas sociais e culturais, além de contestar publicamente políticas de governos autoritários e repudiar todo e qualquer tipo de violência.

Considerado liberal demais para a ala conservadora da igreja católica, sendo criticado por segmentos religiosos por tentar revolucionar a instituição, Francisco possui uma enorme missão de unificar as alas descontentes da Igreja com a modernidade demandada pelos novos fiéis da doutrina.

 “Nós mudamos a Igreja muda, a história muda, quando começamos a querer mudar — não os outros, mas a nós mesmos, fazendo da nossa vida um dom.’’

Referências:

ELPAIS. O carisma do Papa. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/23/opinion/1485196194_041946.html > Acesso em: 16/03/2020.

CRUZTERRA. História de Papa Francisco. Disponível em: < https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-papa-francisco/53/102/ > Acesso em: 16/03/2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s