Ano Novo Chinês: Prospecções para 2020 na China

Ano-Novo-Chines-od3ilulp20rivs5sd0r8awljafvi2wr6hwx0gsfx0g

Carol Nascimento – Internacionalista formada pela UNAMA

No último sábado, 25, a população e comunidade chinesa ao redor do mundo comemoraram o Ano Novo Chinês, feriado que segue o calendário lunar e é celebrado em decorrência da primeira lua nova no ano. Seguindo as crenças budistas chinesas, 2020 representa o ano do rato, o primeiro a chegar à reunião dos animais a convite de Buda.
De acordo com a lenda, o ano do rato promete muitas mudanças e novas possibilidades, mas quais são as principais mudanças de cenário para a China este ano? Abaixo, alguns temas que já são destaques do ano para a China.

Fim da guerra comercial com os Estados Unidos?
Ainda na metade de janeiro, China e Estados Unidos fecharam um acordo comercial que pode representar uma trégua à guerra entre os dois países que já dura cerca de dois anos. Dentre os itens do acordo, está previsto que a China irá comprar US$ 200 bilhões em produtos americanos em um período de dois anos, sendo US$ 32 bilhões em produtos agrícolas como carne, soja e outros grãos.
Analistas acreditam que o novo acordo pode representar um intervalo entre as constantes imposições de tarifas entre os dois países, que buscam exercer sua influência por meio da economia mundial e competem entre si, pela posição de hegemon no Sistema Internacional.
Conforme afirma Fernando Sousa, “um Estado hegemônico é um Estado dominante em termos econômicos e militares, que usa o seu poder sem igual para criar e pôr em prática regras que têm por objeto a preservação da ordem mundial e das suas posições nessa mesma ordem”. (SOUSA, 2005, p. 109), indo ao encontro do que é assinalado por Bobbio (1983), quando ressalta que:
“A potência hegemônica exerce sobre as demais uma preeminência não só militar, como também frequentemente econômica e cultural, inspirando-lhes e condicionando-lhes as opções, tanto por força do seu prestígio como em virtude do seu elevado potencial de intimidação e coerção; chega mesmo a ponto de constituir um modelo para as comunidades sob a sua Hegemonia.” (BOBBIO, 1983, p.589)

Eclosão do Corona vírus
No último dia 30 de janeiro, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o novo coronavírus como emergência de saúde internacional. O vírus, que se originou na cidade de Wuhan na China, causou a morte de centenas de pessoas no país e infectou diversas outras ao redor do mundo.
Nas últimas semanas, diversas ações foram colocadas em prática pelo governo chinês, como a construção de hospitais, proibição de livre circulação de pessoas em algumas localidades próximas à Wuhan, e a quarentena das mesmas.
O mundo inteiro está em alerta para possíveis casos e busca a cura o mais rápido possível. A Governança Global aplicada para o caso do vírus é perceptível em ações aplicadas não somente pela China, mas pelos demais países afetados e os que estão atuando em prevenção á entrada do vírus em seus territórios.
Governança é a soma das diversas possibilidades que indivíduos em instituições, públicas e privadas, lidam com seus assuntos comuns. É um processo contínuo onde ações cooperativas podem ser tomadas. (COMISSION ON GLOBAL GOVERNANCE, 1995, p.4,)
Ainda é cedo para mensurar quais as implicações de ambos os temas para a China, porém o FMI estima que o PIB do país deixe de crescer em cerca de 1,2% este ano, o que trará consequências para a economia do país e possivelmente para os acordos comerciais que possui com demais países ou blocos regionais, como o que fez com os EUA.
Deve-se então aguardar os próximos desdobramentos destas temáticas com o otimismo de que uma resolução seja encontrada o mais rápido possível.

REFERÊNCIAS:

Acordo comercial entre EUA e China vai aliviar incerteza global, diz chefe do FMI. Portal de Notícias G1. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/01/17/acordo-comercial-entre-eua-e-china-vai-aliviar-incerteza-global-diz-chefe-do-fmi.ghtml

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. São Paulo: Editora UNB – Imprensa Oficial:2004

COMMISSION ON GLOBAL GOVERNANCE. Our global neighbourhood. Oxford, Inglaterra: Oxford University Press, 1995. Disponível em http://web.archive.org/web/20011222021819/http://www.cgg.ch/chap1.html#-%EE%80%9Ce%20Concept%20of%20Global%20Governance

Novo coronavírus é emergência de saúde internacional, declara OMS. Portal de Notícias G1. Disponível: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/30/novo-coronavirus-e-emergencia-de-saude-internacional-declara-oms.ghtml
SOUSA, Fernando de. Dicionário de Relações Internacionais. Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Edições Afrontamento, 2005.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s