q1

China bloqueia todos transportes para Wuhan contra propagação do vírus que matou 17 pessoas

         O governo chinês recomendou aos cidadãos que evitem viajar para a cidade de Wuhan, epicentro do vírus 2019-nCov, que matou diversas pessoas. Na entrevista coletiva sobre a evolução do coronavírus de Wuhan, as cifras foram atualizadas para 17 mortos e 470 infectados, um aumento significativo em relação aos 41 afetados na estimativa anterior. A rede de transporte público da cidade foi fechada para impedir que seus habitantes a deixem.

Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-01-22/china-confirma-9-mortes-e-teme-que-mutacao-do-coronavirus-de-wuhan-complique-tratamento.html

q2

Davos ends with disagreement on climate and Greta Thunberg on the march

Davos termina com desacordo sobre o clima e Greta Thunberg em marcha

           A reunião anual de líderes empresariais e políticos em Davos terminou com duas das pessoas mais poderosas do mundo discordando sobre como lidar com a crise climática, enquanto jovens ativistas criticavam a elite internacional por não fazer o suficiente para impedir o aquecimento global. Após uma semana de discussões no Fórum Econômico Mundial, o último grande evento da conferência produziu uma tensa troca entre Steven Mnuchin e Christine Lagarde.

Acompanhe a notícia completa, em: https://edition.cnn.com/2020/01/24/business/davos-2020-climate/index.html

q3

Jair Bolsonaro’s racist comment sparks outrage from indigenous groups

Comentário racista de Jair Bolsonaro provoca indignação de grupos indígenas

         Ativistas indígenas prometeram processar o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, por racismo. Sonia Guajajara, uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil, anunciou que seu grupo, a Associação dos Povos Indígenas Brasileiros, processaria pelo crime de racismo. Em uma de suas transmissões semanais no Facebook, Bolsonaro declarou que “os índios estão mudando. Eles estão cada vez mais se tornando seres humanos como nós”.

Veja a notícia completa, em: https://www.theguardian.com/world/2020/jan/24/jair-bolsonaro-racist-comment-sparks-outrage-indigenous-groups

q4

Brexit: EU leaders sign UK withdrawal deal

Brexit: líderes da UE assinam acordo de retirada do Reino Unido

          Os chefes da Comissão Europeia e do Conselho, Ursula von der Leyen e Charles Michel, assinaram o Acordo de Retirada, antes da saída do Reino Unido da UE em 31 de janeiro. A rainha o aprovou e o Parlamento Europeu deverá votar a favor também. O Reino Unido concordou em cumprir as regras da União Europeia durante um período de transição até o final do ano. Até 2021, o Reino Unido pretende ter um acordo sobre futuros laços.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-europe-51234625

q5

Europa y otros 16 países lanzan un mecanismo de arbitraje por fuera de la Organización Mundial de Comercio

Europa e 16 outros países lançam um mecanismo de arbitragem fora da Organização Mundial do Comércio

          A Comissão Europeia anunciou que os 28 países da União Europeia e 16 outras nações concordaram em criar um mecanismo temporário de arbitragem de disputas. É uma alternativa ao painel de solução de controvérsias comerciais da Organização Mundial do Comércio (OMC), bloqueado porque os Estados Unidos se recusam a renovar o mandato de seus juízes. Uma tentativa de que o comércio internacional não se torne o Oeste Selvagem.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.clarin.com/mundo/europa-16-paises-lanzan-mecanismo-arbitraje-organizacion-mundial-comercio_0_iqfUAyDt.html