Antonio Amorim – Acadêmico do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O PATRIOTA

Thepatriotposter

O filme “O Patriota” é uma das produções do ator hollywoodiano, Mel Gibson, que neste caso ingressa em uma intensa história que tem como pano de fundo a Guerra de Independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra. Em 1776, Benjamin (Mel Gibson) é um pacífico fazendeiro viúvo que faz o que pode para sustentar seus sete filhos. Contudo, os ânimos patrióticos da guerra despertam em seus filhos mais velhos, Thomas e Gabriel, que almejam se alistar no exército americano. Porém,
Benjamin, veterano de guerra contra os franceses, conhece de fato os horrores da guerra e por isso se assume um pacifista.

Ainda que a família de Benjamin não vá à guerra, ela vêm até à família. O mesmo presencia verdadeiras carnificinas dentro de seu próprio quintal, e o pacifismo de Benjamin logo se torna um patriotismo inenarrável. É então que o desenvolvimento do filme se dá em grandiosas cenas de batalha que exaltam o patriotismo americano e terminam em uma batalha final apoteótica

ASSIM QUE ABRO MEUS OLHOS

poster-assim-que-abro-meus-olhos

O filme da diretora Leyla Bouzid, “Assim que abro meus olhos”, é ambientado na Tunísia, em 2010, e se desenvolve a poucos meses da Revolução Jasmim, na qual os tunisianos saíram às ruas para depor o então presidente Zine el-Abidine Ben Ali, que estava no poder há mais de 20 anos. No enredo do filme, a 5 principal, Farrah, é uma jovem que busca alcançar o maior objetivo da sua vida: fazer uma faculdade de música e desenvolver seu talento para a arte.

Porém, o ambiente de tensão política que o país vive, em determinado momento da história, acaba se chocando com os planos da jovem Farrah. Aos poucos, como o título exemplifica, a jovem abre seus olhos para a revolução política e social que a cerca. Este filme tem uma grande importância no que diz respeito às necessidades e dificuldades de quebrar os paradigmas construídos pela sociedade patriarcal em geral.