Dicas de Filmes

Antonio Amorim – Acadêmico do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

PATHS OF GLORY

paths of glory.jpg

O filme Paths of Glory, em português “Glória feita de sangue”, é uma produção do renomado diretor norte-americano Stanley Kubrick, é ambientado no contexto da Primeira Guerra Mundial. Este filme tem sua história centrada no ano de 1916, e trata sobre os dilemas dos militares que compunham a estrutura hierárquica dentro do exército francês naquele período da guerra. 

É evidente no filme o forte antagonismo entre o alto escalão do exército, habitando seus espaçosos casarões e frequentando luxuosas festas, e de outro, os oficiais de baixa patente, apodrecendo nas trincheiras imundas e inseguras. Ademais, mostram-se os próprios conflitos existentes entre as diversas autoridades, no que se pode chamar de uma luta de “ego” dentro do exército francês.

 

ZULU

zulu

Baseado em fatos reais, o filme Zulu mostra uma, dentre as várias batalhas que ocorreram no período da Guerra Anglo-Zulu (1889). Neste filme é retratado a batalha de Rorker´s Drift, onde 140 soldados britânicos entram em conflito com 4000 nativos zulus que buscam fazer frente à ocupação britânica no território que atualmente corresponde à África do Sul.

Este filme tem como pano de fundo um enredo já conhecido de todos: um grupo invade o espaço de outro por considerar-se “evoluído”/”civilizado”. Há o discurso de boas intenções por trás, como o de levar conhecimentos e religião ao povo inferior, porém o choque de cultura é mais forte que tais atos considerados bondosos, logo, eclodiu um conflito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s