Portrait

Com fama de excêntrico e um senso de humor louvado até por seus críticos, Boris Johnson é o típico político conservador contemporâneo: defensor do Estado máximo e da ínfima intervenção estatal nos setores da sociedade e defensor ávido das tradições de seu país.
Alexander Boris de Pfeffel Johnson nasceu em 1964, na cidade de Nova York, filho de pais renomados e representantes da elite britânica, desde cedo possuía interesse pela política. Ao se mudar para Inglaterra, Johnson estudou na aclamada escola Eton, e depois na Universidade Oxford – trajeto recorrente entre a elite política inglesa.
Começou sua vida profissional como jornalista do The Times e posteriormente trabalhou no jornal The Daily Telegraph. Em 2001, iniciou sua vida política sendo eleito deputado por três anos até perder seu cargo por escândalos relacionados à sua vida pessoal. Foi prefeito de Londres em 2008, ocupando o cargo por dois mandatos consecutivos. No governo de Theresa May, foi ministro das Relações Exteriores, renunciando após dois anos por divergências com a então primeira ministra.
Com a renúncia de May, houve uma disputa interna do Partido Conservador, resultando em uma vitória de 66% dos votos a favor de Jonhson, adquirindo assim, sua vitória no partido. Por conseguinte, foi nomeado primeiro ministro do Reino Unido.
Defensor incessante do Brexit e crítico incisivo da União Europeia, Johnson não mediará esforços para concretizar o divórcio com o bloco econômico europeu no prazo máximo estabelecido, 31 de janeiro de 2020.
Visto como polêmico por conta de escândalos e discursos, Boris Johnson ainda é visto com desconfiança entre seus partidários e por uma grande parcela da sociedade inglesa. Cabe ao mesmo, encerrar de vez o impasse Brexit, governar e enfrentar – da melhor forma possível, os novos caminhos e as novas dificuldades que virão a seguir, visando não só reerguer estruturalmente o país, como também realocar o Reino Unido como uma das grandes potências mundiais.

Referências:
BBC. Quem é Boris Johnson, o polêmico novo premiê britânico que conduzirá Brexit. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49066508 . Acesso em 23 dez. 2019
ESTADÃO. Boris Johnson, o político que apostou no Brexit e ganhou . Disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,boris-johnson-o-politico-que-apostou-no-brexit-e-ganhou,70003124109. Aceso em 23 dez.2019
VEJA. Mr. Brexit: Boris Johnson, o novo premiê britânico. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/mr-brexit-boris-johnson-o-novo-premie-britanico/. Aceso em 23 dez.2019