Antonio Amorim – Acadêmico do 3° semestre de Rlações Internacionais da UNAMA

LUMIÈRE! A AVENTURA COMEÇA

 lumiere.jpg

O filme de 2016 dirigido e comentado pelo cineasta francês, Thierry Frémaux, é um filme/documentário que conta com a apresentação de uma das invenções mais importantes do final do século XIX, o Cinema. Neste documentário, Frémaux faz uma análise das primeiras filmagens que são considerados “curtas” dos irmãos Lumière, e é evidente que o cinema se mostrou uma criação revolucionária para os séculos que lhe sucederam.

Ele fora criado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, em 1895, e não só para o âmbito dos registros cinematográficos de entretenimento, mas serviu para registrar vários eventos históricos que impactam até hoje as relações internacionais, como por exemplo a Segunda Guerra Mundial, o que permite a difusão de informações imagéticas que atestem tais fatos e tornam a discussão mais pragmática do ponto de vista visual.

APOCALYPSE NOW

acopalise

“Este não é um filme sobre o Vietnã. É o próprio Vietnã”. À beira da falência, após dirigir O Poderoso Chefão, o célebre cineasta Francis Coppola topou o desafio de filmar os horrores da guerra. Inspirado em um livro chamado o Coração das Trevas, de Joseph Conrad, Apocalypse Now é um retrato ocular sobre a doentia ocupação americana no Vietnã. O filme possui fotografias inacreditáveis para o ano de 1979, somado a sua trilha sonora que mistura música clássica, pop e rock, passa muito bem o cenário anárquico da Guerra do Vietnã.

O enredo narra a história do Capitão Willard (Martin Sheen) que é convocado pelo Exército Americano para uma missão: localizar e matar o coronel Kurtz (Marlon Brando), que perdeu sua sanidade e montou uma milícia vietnamita para exterminar os que rebelam contra a guerra. o que ele não sabia é que sua missão era a mais arriscada que já enfrentou. Junto com sua equipe, Willard cruza o rio até Camboja para encontrar o doentio coronel. E o desenrolar do filme nos leva a um desfecho inacreditável.