O dia internacional da solidariedade e seus desafios à luz do pensamento de James Rosenau e Joseph Nye

mãos-evento-arte-solidariedade-espiritismo-750x260

Alana Andrade – Acadêmica do 5° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Em um mundo de rápidas mudanças no âmbito tecnológico, influenciado direta ou indiretamente por oscilações no campo econômico, político e social, é para alguns pensadores, a causa da mudança de autoridade entre os atores internacionais, ou seja, a autoridade é entendida aqui não como algo exercido apenas por um ator, mas dividido entre vários. Dessa forma, o cenário internacional pós-guerra fria e suas reverberações, trazem um insight para o pensamento das Relações Internacionais, demonstrado por autores como James Rosenau, e posteriormente Joseph Nye.

O autor James Rosenau, através do seu conceito de governança (ROSENAU, 1992), exprime o quanto uma mudança no sistema afeta a relação entre as pessoas, desconfigurando toda a ordem existente, sendo impossível ver o que poderia acontecer posteriormente. Para Rosenau, o mundo está constantemente realocando sua autoridade entre os diferentes atores internacionais, devido a grande coesão entre eles e a disseminação da “interdependência global”

Assim, certas atividades que antes eram realizadas exclusivamente por entidades estatais, que detêm formalmente o usufruto do poder, estariam nas mãos de outros atores, que em grau mínimo regeriam o mundo. Isto é, para existir a governança não necessita-se, necessariamente, da presença do governo, em outras palavras, o poder pode ser exercido por diversos atores.

De outra forma, Joseph Nye fala sobre a presença de vários atores dentro do sistema internacional, repartindo espaço com os Estados, dentro da terceira dimensão do seu “Tabuleiro de Xadrez Tridimensional” (NYE, 2002), o qual é o nível transnacional, e os problemas inseridos aqui transcendem as fronteiras entre os Estados, onde por vezes envolve todos os atores do sistema internacional (Estados, empresas multinacionais, Organizações não-governamentais, etc.). As outras dimensões são a primeira da esfera militar, atualmente dominada unicamente pelos Estados Unidos, país com maior poder bélico do mundo. A segunda camada corresponde ao âmbito econômico, o qual possui diversos “jogadores”, deste modo, é um tanto mais complexa que a primeira, por possuir mais variáveis. 

Uma data que expressa o sentido de Transnacionalidade é o Dia Internacional da Solidariedade, comemorado em 20 de dezembro. A celebração foi instituída em 2005, em razão da comemoração da primeira década das Nações Unidas para erradicação da pobreza (1997 – 2006). E a partir de então, todo ano o Secretário-Geral em exercício transmite uma mensagem para o mundo pedindo pela união entre as pessoas em prol dos mais vulneráveis. A virtude da solidariedade está inscrita na Declaração do Milênio como um valor implícito nas relações internacionais do século XXI, tendo em vista a importância da ação coletiva para erradicar problemas que não estão introduzidos em um certo território ou atingem certos tipos de pessoas. São problemas globais que necessitam respostas globais.

A governança global descrita por James Rosenau em seu livro “Governance without government: order and change in world politics” (1992), que pode “governar” sem a presença do Estado, é necessária para criticar o que vem ocorrendo atualmente. Os problemas de ordem transnacional ainda são vistos como responsabilidades estritamente estatais, os quais são negligenciados pela sociedade civil global que pensa se imponente diante de tais conjunturas. A terceira dimensão do tabuleiro de Nye explicita o quanto é nebuloso certos assuntos que não cabem apenas ao Estado interferir, ou não teria a capacidade total de sanar tal problema. À vista disso, o dia internacional da solidariedade buscar relembrar a todos que a erradicação de certos problemas, visando o bem-estar geral, pode ser alcançado a partir da junção de todos os atores sendo guiados pelo princípio da equidade e da justiça social.

Referências:

DIA Internacional da Solidariedade Humana: 20 de dezembro de 2010. In: ONU BR. [S. l.], 20 dez. 2010. Disponível em: https://nacoesunidas.org/dia-internacional-da-solidariedade-humana-20-de-dezembro-de-2010/amp/. Acesso em: 16 dez. 2019.

MARTINELLI, Caio Barbosa. O Jogo Tridimensional: o Hard Power, o Soft Power e a Interdependência Complexa, segundo Joseph Nye. Conjuntura Global, Paraná, v. 5, ed. 1, p. 65-80, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/conjunturaglobal/files/2016/06/5-Caio-Barbosa-Martinelli.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.

NYE, Joseph S. Paradoxo do Poder Americano. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

ONU aponta necessidade de união para marcar Dia Internacional da Solidariedade Humana. ONU News, 20 dez. 2018. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/12/1652681. Acesso em: 16 dez. 2019.

ROSENAU, James N.; CZEMPIEL, Ernst- Otto. Governance, order, and change in world politics. In: ROSENAU, James N.; CZEMPIEL, Ernst- Otto. Governance without government: Order and change in world politics. Cambridge: Cambridge University Press, mar. 1992. cap. 1, p. 1-30.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s