Antônio Amorim – Acadêmico do 2° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

GUERRA E PAZ (1967)

Guera e Paz

Guerra e Paz é um filme do diretor russo Sergei Bondarchuk, de 1967, que tem como enredo a complexa história de amor da Condessa Natasha Rostova e o Conde Pierre Bezukhov, casado com outra mulher. Essa trama tem como pano de fundo os anos finais das Guerras Napoleônicas, em especial o ano de 1812, época a qual a campanha francesa à Rússia termina quando os remanescentes do Grande Armée são expulsos da Rússia. Este é um fato importante para o desenrolar das relações de poder na Europa nos anos consecutivos, dado a queda da grande concentração de poder nas mãos da França neste período.
O filme é uma adaptação da obra literária de Leon Tolstói, escrita na metade do século XIX, onde toda a história da campanha napoleônica na Rússia é eternizada em dezenas de passagens, a maioria verídicas. E vale ressaltar que, o filme tem uma abordagem visual um tanto quanto audaciosa para a época, devido às cenas de batalha serem dignas de ser alcunhadas de hollywoodianas. É um verdadeiro épico russo merecedor de audiência.

 

WELCOME TO SARAJEVO

Welcome to Sarajevo

O filme Welcome to Sarajevo do diretor Michael Winterbottom está na lista dentre os vários filmes que abordam os conflitos na região dos Bálcãs. Este filme é um registro cinematográfico da Guerra na Bósnia sob a perspectiva dos jornalistas estrangeiros que estavam responsáveis por cobrir este conflito na zona de combate. A obra se passa em 1992, ano em que teve início o Estado de Sítio que transformou a cidade cosmopolita de Sarajevo em um campo de batalha.
No enredo, o correspondente inglês Michael Henderson e sua equipe atravessam Sarajevo (capital da Bósnia) diariamente em carros blindados e protegidos por coletes à prova de balas atrás de imagens fortes para os telejornais. À noite, os jornalistas compartilham histórias no hotel em que estão acampados. Este filme possui sua carga de importância a partir do momento em que seu diretor buscou de fator registrar cinematograficamente uma guerra que tinha como pano de fundo a limpeza étnica, fator que se mostra desafiador por lidar com severas questões políticas do ponto de vista de qualquer cultura.