Greta Thungberg: O florescer de uma geração

Greta Thungberg

Ana Adrianny Coutinho Nogueira – Acadêmica do 6° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Greta Thunberg, jovem sueca de 16 anos está fazendo história, ao se tornar um símbolo de ativismo ambiental, sua insatisfação com a ineficácia de políticas ambientais vigentes e seu desejo de transformar o mundo em local cada vez mais sustentável, passou do plano teórico para o prático.
Aos 8 anos de idade, Greta ouviu falar pela primeira vez sobre as alterações climáticas que ocorriam no planeta, passando a se engajar cada vez mais na causa ambiental. Ainda durante a infância, foi diagnosticada com síndrome de Asperger, doença que compromete a interação social e a comunicação, todavia, Greta nunca deixou que essa enfermidade à desviasse de seu propósito.
A adolescente falta às aulas todas as sextas-feiras, desde agosto de 2018, e se senta em frente ao Parlamento Sueco, em Estocolmo, reivindicando aos políticos ações efetivas contra o aquecimento global. Tal ato inspirou jovens de todo o mundo a seguirem o movimento, que ficou conhecido como “Fridays For Future” (sextas para o futuro), posteriormente culminou em uma paralisação escolar global no dia 15 de março, quando milhares de estudantes foram às ruas para protestar.
Greta logo se tornou um fenômeno mundial. Suas redes sociais, twitter e Instagram, possuem um número expressivo de seguidores, que a escolheram como porta-voz das preocupações e debates acerca da problemática que envolve as mudanças climáticas do Século XXI.
Suas ações foram bem aceitas, não só pela comunidade juvenil como pela imprensa e por Organismos Internacionais que deram a devida atenção para sua causa. Greta discursou na COP 24, conferência do clima das Nações Unidas, na Polônia, no final do ano passado, e recentemente na Cúpula do Clima da ONU. Invariavelmente seus discursos carregam um tom de firmeza e ao mesmo tempo um teor ríspido, ao mencionar a situação crítica em que vivemos e o descaso de líderes Estatais e empresas sobre o crescente nível de degradação ambiental.
Com tanto discernimento e coragem, enquanto grande parte do mundo apresenta descaso com a situação do meio ambiente, Greta possui um caminho brilhante pela frente, em busca de salvaguardar esta e as futuras gerações e, justamente para que esse futuro possa existir, para ela e para todo o planeta, que ela luta.
Referências:
BBC. Greta Thunberg, a adolescente sueca que está sacudindo a luta ambiental. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48022690. Acesso em 24. Set de 2019
ELPAIS. Greta Thunberg: “Não deveríamos ter de faltar à aula para lutar contra a mudança climática”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/09/actualidad/1552146532_090042.html . Acesso em 24. Set de 2019
THEGUARDIAN. Global climate strike: Greta Thunberg and school students lead climate crisis protest – as it happened . Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/live/2019/sep/20/climate-strike-global-change-protest-sydney-melbourne-london-new-york-nyc-school-student-protest-greta-thunberg-rally-live-news-latest-updates . Acesso em 24. Set de 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s