s1

Evo Morales renuncia na Bolívia após militares cobrarem sua saída

            O presidente da Bolívia, Evo Morales, e o vice-presidente, Álvaro García Linera, renunciaram a seus cargos após o levante popular contra o Governo, com ajuda das Forças Armadas. O líder do protesto social e dos comitês cívicos, Luis Fernando Camacho, pediu a formação de uma junta de Governo com o alto comando militar e policial. O presidente boliviano já havia cedido à pressão e anunciado novas eleições, após 18 dias de protestos em que pediam a anulação das eleições de 20 de outubro, nas quais foi reeleito.

Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/10/internacional/1573419777_926417.html

s2

Xi Jinping y Putin en Brasilia, en una cumbre de los BRICS con crisis regional de fondo

Xi Jinping e Putin em Brasília, em uma cúpula do BRICS com crise regional em segundo plano

             O presidente Jair Bolsonaro recebeu por dois dias em Brasília os líderes da Rússia, Índia, China e África do Sul, que foi a 11ª cúpula do BRICS, cuja a agenda se concentrou na discussão da crise institucional de países da América Latina como Venezuela e Bolívia. Além das sessões conjuntas, Bolsonaro realizou reuniões separadas com os presidentes Vladimir Putin, Xi Jinping e Cyril Ramaphosa, e também com o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi.

Acompanhe a notícia completa, em: https://www.clarin.com/mundo/xi-jinping-putin-brasilia-cumbre-brics-crisis-regional-fondo_0_Bj0nuvIW.html

s3

Venice council flooded moments after rejecting climate crisis plan

Conselho de Veneza inundou momentos após rejeitar plano de crise climática

        O conselho regional de Veneto rejeitou um plano para combater a mudança climática minutos antes de seus escritórios no Grande Canal, em Veneza, serem inundados. Surgiu enquanto a cidade continua a combater os altos níveis de água. Veneza é atingida por inundações recorrentes desde terça-feira (12), com 70% da cidade da lagoa engolida na manhã de sexta-feira (15), quando o nível de água alta alcançou 1,54 metros em meio a fortes chuvas.

Veja a notícia completa, em: https://www.theguardian.com/world/2019/nov/15/venice-council-flooded-moments-after-rejecting-climate-crisis-plan

s4

Chile anuncia plebiscito sobre nova Constituição

          O Congresso chileno chegou a um acordo histórico para convocar um plebiscito sobre uma nova Constituição, que substituirá a atual, promulgada durante a ditadura de Augusto Pinochet. O anúncio vem após quase um mês de protestos pedindo ao governo profundas reformas sociais. Os atos foram acompanhados de episódios violentos, que deixaram 22 mortos e milhares de feridos e detidos, durante grandes manifestações de rua, saques, incêndios e confrontos com a polícia.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.dw.com/pt-br/chile-anuncia-plebiscito-sobre-nova-constitui%C3%A7%C3%A3o/a-51262139

s5

Trump impeachment inquiry: Envoy ‘intimidated’ by tweets during testimony

Inquérito de impeachment de Trump: Enviado ‘intimidado’ por tweets durante depoimento

         O presidente dos EUA, Donald Trump, atacou a ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia, Marie Yovanovitch, no Twitter, no meio de seu testemunho ao inquérito de impeachment. Trump reagiu mais tarde, argumentando que seus tweets não eram intimidadores “de maneira alguma”. Ele disse a repórteres que assistiu parte da audiência de impeachment e considerou “uma desgraça”. Enquanto apresentava suas provas, Yovanovitch foi alertada sobre as críticas de Trump ao ouvir o presidente Adam Schiff.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-50436521

*Tradução nossa.