Antonio Amorim – Acadêmico do 2° Semestre de RI da UNAMA

images

CAVALO DE GUERRA (2011)

O filme Cavalo de Guerra, originalmente War Horse, é uma produção do renomado diretor americano Steven Spielberg que conta a história de um garoto e seu cavalo que são separados pela Primeira Guerra Mundial mas suas trajetórias continuam interligadas ao longo do enredo.

Este, é baseado no livro homônimo de Michael Morpugo, escritor britânico, o qual Spielberg assume direitos sobre a história e nos entrega um filme com “temáticas universais”, como afirmou o mesmo. Essas temáticas variam desde os maus tratos aos animais até os horrores que a guerra em si leva aos envolvidos.

A história tem como pano de fundo, principalmente, a jornada do cavalo transitando pela Inglaterra, Alemanha e França, sentindo na pele os acontecimentos conflitantes que haviam entre esses países, e também mostra as perspectivas distintas dos envolvidos na guerra, pois o cavalo (por ser o protagonista) acaba sendo usado em momentos específicos do filme por soldados britânicos, franceses e alemães em meio a guerra.

Deste modo, a cinematografia de Spielberg nos trás um filme dramático com seu devido teor histórico e romantizado que deve ser conferido, além de contar com atores famosos como Tom Hiddleston (o Loki de ‘Os Vingadores’ e ‘Thor’) e Benedict Cumberbatch (o Doutor Estranho, também da Marvel), e possui um clímax que não dispensa lágrimas.

PROMESSAS DE GUERRA (2014)

download.png

O filme Promessas de Guerra (originalmente The Water Diviner), narra a história de um australiano chamado Joshua Connor, que tem seus filhos dados como mortos na Primeira Guerra Mundial, nos confrontos em Galípoli, na Turquia. Devido a falta de provas que confirmassem tais mortes e pela pressão de sua esposa, ele inicia uma jornada até o país em busca de provas do desaparecimento dos filhos. Nessa aventura, são representadas questões políticas envolvendo Reino Unido, França e Turquia, na época, Império Turco-Otomano (principalmente entre o primeiro e o último) e as relações transculturais destes países no período.

O protagonista, interpretado por Russell Crowe (famoso pelo filme ‘Gladiador’), também produziu este filme. E apesar de ser sua primeira tentativa como diretor, Crowe nos trouxe uma obra com carga dramática pesada, pois o personagem inicia o filme em meio à melancolia de perdas que o abalam constantemente. Há diversos elementos na obra que a tornam instigante: A barbárie, os conflitos, os mortos, em suma, uma história emocionante, senão memorável, que nos faz refletir sobre a dor que cerca os personagens. É de fato um trabalho digno de atenção em virtude do registro cinematográfico do drama humano em um cenário caótico de guerra