z1

Paris climate accords: US notifies UN of intention to withdraw

Acordo climático de Paris: EUA notificam ONU de intenção de se retirar

           Os EUA iniciaram o processo de retirada do Acordo de Paris, notificando a ONU de sua intenção de sair, pois outros países expressam pesar e decepção pelo movimento. A notificação inicia um processo de um ano para sair do acordo global de mudança climática, culminando no dia seguinte às eleições de 2020 nos EUA. O governo dos EUA diz que o acordo coloca um “fardo econômico injusto” para os americanos. O acordo reuniu 188 nações para combater as mudanças climáticas.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-50297029

z2

China diz que EUA farão retirada de tarifas que desarma guerra comercial

           Durante negociações realizadas para remover alguns dos aumentos de tarifas que foram impostos mutuamente em sua guerra comercial nos últimos 18 meses, China e Estados Unidos chegaram a um acordo preliminar. A primeira fase de um acordo parcial seria assinada durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), que iria ser realizada no Chile. Contudo, o protesto em massa ocorrido no país forçou as duas equipes de negociação a buscar alternativas urgentes.

Acompanhe a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/07/internacional/1573118590_956708.html

z3

Erdogan says Turkey to stay in Syria until other states pull out

Erdogan diz que a Turquia permanecerá na Síria até que outros estados se retirem

          A Turquia não deixará a Síria até que outros países se retirem, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan, acrescentando que Ancara continuará sua ofensiva contra combatentes curdos até que eles deixem completamente a região. A Turquia lançou sua terceira ofensiva militar no nordeste da Síria no mês passado para expulsar o grupo armado do YPG (Unidades de Proteção do Povo) curda de sua fronteira e estabelecer uma “zona segura”, onde pretende reassentar até dois milhões de refugiados sírios.

Veja a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/11/erdogan-turkey-stay-syria-states-pull-191108184130582.html

z4

Spain repeats election as Catalan crisis boosts far right

Espanha repete eleição enquanto crise catalã aumenta extrema direita

        A Espanha está realizando sua quarta eleição geral em tantos anos em meio à desconfiança dos eleitores e uma renovada candidatura catalã à independência que reforçou a extrema direita. As últimas pesquisas da mídia espanhola sugerem um final próximo entre os blocos à direita e à esquerda, sugerindo que a votação de domingo não ajudará a dissipar o impasse político do país.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.washingtonpost.com/world/europe/spain-repeats-election-as-catalan-crisis-boosts-far-right/2019/11/08/9bef283a-01fc-11ea-8341-cc3dce52e7de_story.html

z5

Brasil: Lula da Silva fue liberado, pero aún enfrenta ocho causas por corrupción

Brasil: Lula da Silva foi libertado, mas ainda enfrenta oito causas de corrupção

       Luiz Inácio Lula da Silva recuperou a liberdade após 580 dias. Do lado de fora, estavam esperando líderes do Partido dos Trabalhadores, amigos, líderes sindicais e movimentos sociais. Essa liberdade ocorre depois que o Supremo Tribunal mudou um aspecto da jurisprudência que lhe permite continuar apelando, mas liberado até que o tribunal defina. O ex-presidente tem oito casos no total, dois com condenação.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.clarin.com/mundo/justicia-brasil-ordena-liberar-lula-da-silva_0_n3HGbDLa.html

*Tradução nossa.