S1

ISIL chief Abu Bakr al-Baghdadi killed in Syria, confirms Trump

Abu Bakr al-Baghdadi, chefe do ISIL, morto na Síria, confirma Trump

           O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou a morte do líder do ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi em uma operação militar na província de Idlib, no noroeste da Síria. Trump disse que o líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) morreu após colidir com um túnel sem saída na vila de Barisha e acendeu um colete explosivo durante o ataque, matando-se junto com três de seus filhos.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.aljazeera.com/news/2019/10/isil-chief-abu-bakr-al-baghdadi-killed-syria-confirms-trump-191027132540524.html

s2

Alberto Fernández vence Macri e será o próximo presidente argentino

        Alberto Fernández derrotou Mauricio Macri com uma ampla margem de (48% versus 40,5%), mas não tão severa quanto às pesquisas previam. Fernandez alertou a multidão peronista que comemorava a vitória sobre a dureza da tarefa que ele deverá enfrentar. Diferente do áspero alívio de quatro anos atrás, em que Cristina Kirchner se recusou a entregar os símbolos presidenciais a Macri, desta vez os dois rivais deixaram de lado sua antipatia mútua e se declararam dispostos a trabalhar juntos.

Acompanhe a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/27/internacional/1572188885_484061.html

s3

Bolivia y la OEA acuerdan hacer una auditoría “vinculante” de las polémicas elecciones

A Bolívia e a OEA concordam em realizar uma auditoria “vinculativa” das controversas eleições

     A Bolívia e a OEA concordaram em realizar uma auditoria “vinculativa” das controversas eleições que deram o presidente Evo Morales como vencedor, o que provocou protestos e alegações de fraude. O Ministro das Relações Exteriores disse que a Bolívia também convida países como Espanha, México e Paraguai a participar do trabalho. Uma vez concluído, o relatório vinculativo de ambas as partes será entregue ao Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, para que ele seja entregue ao governo boliviano.

Veja a notícia completa, em: https://www.clarin.com/mundo/bolivia-oea-acuerdan-hacer-auditoria-vinculante-polemicas-elecciones_0_wsT7BCBK.html

S4

Spain offers to host UN climate conference after Chile cancellation

Espanha se oferece para sediar conferência climática da ONU após cancelamento do Chile

         A Espanha se ofereceu para sediar a conferência climática da COP25 da ONU em dezembro, depois de semanas de violentos protestos forçando o governo chileno a cancelar a reunião ambiental global e a cúpula comercial Apec no próximo mês. O governo espanhol disse que sua oferta foi repassada à ONU por Carolina Schmidt, a ministra do Meio Ambiente do Chile, que também é a presidente designada da COP25.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.theguardian.com/world/2019/oct/31/spain-offers-host-un-climate-conference-after-chile-cancellation

S5

Navio grego é suspeito de ter vazado óleo no Nordeste

          A Polícia Federal deflagrou uma operação que trata um navio de bandeira grega como o principal suspeito de ser a fonte do vazamento de óleo que atinge o Nordeste brasileiro e já contaminou mais de 250 praias. Por meio do uso de técnicas de geo inteligência e cálculos oceanográficos regressivos, chegou-se então a um navio de bandeira grega, que transportava óleo proveniente do terminal San José, na Venezuela, com destino à África do Sul.

Veja a notícia completa, em: https://www.dw.com/pt-br/navio-grego-%C3%A9-suspeito-de-ter-vazado-%C3%B3leo-no-nordeste/a-51085062

S6

Russia internet: Law introducing new controls comes into force

Internet na Rússia: entra em vigor a lei que introduz novos controles

        Uma lei que introduz novos controles na Internet entrou em vigor na Rússia em meio a preocupações de que ela possa ser usada pelo governo para silenciar seus críticos. Em teoria, a lei da “internet soberana” concede aos funcionários amplos poderes para restringir o tráfego na web russa. O Kremlin disse que a lei melhorará a segurança cibernética. Os críticos temem que o Kremlin tente criar um firewall da Internet semelhante ao da China.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-europe-50259597