Pesquisando em R.I – Ygor Cardoso

Ygor fdp

No Pesquisando em R.I. de hoje nós falamos com Ygor Cardoso do seu trabalho sobre o crescimento da FIFA na política internacional por meio da utilização do futebol, sob a teoria de Nye com Soft Power, passando também pelo Hard e Smart Power, além disso, a Teoria da Economia Política Internacional de Gilpin e Reinaldo Gonçalves.

O acadêmico afirma que o futebol representa, para alguns países, um elemento de Soft Power. Além de ser um fator de entretenimento das massas, serve também para disseminar ideias, definir regimes, organizar resistências e emular conflitos, para reforçar ou até mesmo aumentar a reputação dos países, utilizando do seu soft power para demonstrar determinação e superação de seu povo.

Segundo seu trabalho, atualmente, o futebol assumiu um papel considerável dentro das Relações Internacionais, mas isso não teria iniciado agora. O esporte começou a ser utilizado para medir e fazer propaganda dos Estados, principalmente pelos Estados Unidos e URSS no período da Guerra Fria, e a partir da percepção da chamada governança global, onde o surgimento de diversos atores que exercem governanças específicas, compreendendo especialmente o futebol sendo como um importante mecanismo social e cultural que sofre impactos diretos dos processos de globalização. 

Para a disseminação, a FIFA teria se tornado uma potência econômica, política e jurídica, totalmente capaz de reger um bem cultural, como o futebol. A entidade utiliza o esporte como uma forma de persuasão para os interesses de fortalecimento do esporte em alguns países e os de interesses das próprias nações, pois a Copa do Mundo é uma pirâmide onde serão gerados benefícios para a população, aquecimento da economia e também geração de empregos, sendo arquitetados por empresas locais ou globais.

O crescimento da importância do capital asiático é capitaneado pelo investimento pesado dos chineses. A presença da China como patrocinadora da Copa faz parte de uma estratégia de longo prazo, para tornar o futebol chinês uma potência mundial. O Wanda Group, por exemplo, assinou um contrato para patrocinar o Mundial até 2030, e não pode ser deixado de mencionar o desejo manifestado pelo presidente Xi Jinping de sediar a Copa do Mundo de 2030.

De acordo com sua pesquisa, o futebol tem um papel importante para o desenvolvimento social e cultural, principalmente dentro dos países emergentes. A ONU tem trabalhado em conjunto com organizações e federações internacionais para promover a paz, os direitos humanos, combater a fome, pobreza e problemas de saúde que atingem diversos países do mundo, se apresentando atualmente como um ator “antagônico e engajado na temática desportiva”

Tudo isso, implicaria em uma análise sobre os últimos legados da Copa e suas leis gerais, desde a copa de 2002 até uma previsão para a copa do Qatar. É importante discutir sobre os legados, se estão sendo respeitados ou se foram apenas uma propaganda para a população que de alguma forma, sofreu as consequências de um evento desta magnitude, afinal, a FIFA arrecada bilhões e deixa uma pequena parcela para os Estados envolvidos nesses grandes eventos.

Segundo o acadêmico, a contribuição de seu trabalho é que até mesmo um bem cultural como o futebol, pode ser utilizado para diversas finalidades, como a busca por paz e o reconhecimento no mundo, e que gera um impacto incalculável na economia global, por isso, a diplomacia esportiva merece uma atenção maior, além disso, é importante a discussão sobre o que a FIFA deixa nas sedes, os legados da Copa do Mundo e como eles podem ser bem maiores se aplicados da forma correta e cobrados pela sociedade.

Por Cássio Rodrigues.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s