images (14)

Iane Andrade Pessoa – Acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

A agência especializada da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em inglês Food and Agriculture Organization (FAO), criada no ano de 1945, foi projetada com o objetivo de trabalhar no combate à fome e pobreza mundial, através do avanço do setor agrícola e da segurança alimentar e,  atua como fórum de negociação para debater políticas e impulsionar iniciativas ligadas à essas problemáticas.

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi criado para disseminar a importância da alimentação saudável, de boa qualidade e, especialmente, acessível para todos, além de focar em problemáticas como a desnutrição e pobreza. Essa data também marca a criação da FAO.  

Diante disso, James Rosenau afirma em sua obra “Governança sem Governo: Ordem e Transformação na Política Mundial”, que alguns temas mundiais como saúde, fome e meio ambiente, estão começando a se deslocar de centros de poder – mas esse deslocamento não tira a soberania do Estado – pois, atividades da governança originárias de Estados, não são mais temas abordados apenas por eles, mas sim por uma coletividade subnacional (ROSENAU, 1987).

O autor apresenta dois conceitos: governo e governança. O governo, que se trata de atividades firmadas por uma autoridade formal de poder que tem como garantia a implementação das políticas públicas, e a governança que apresenta atividades de desejos comuns, que podem ou não proceder de responsabilidades formais e legais, e não dependem de poder político, sendo assim mais amplo que o governo, pois inclui as instituições governamentais e os mecanismos informais (ROSENAU, 1987).

Dessa forma, a FAO representa uma governança global para a erradicação da fome e pobreza no mundo, além de conscientizar sobre a importância da alimentação saudável, uma vez que este assunto não se limita a soberania e aceitação apenas do poder político. A partir da perspectiva de que a fome é um problema global, considerando o pensamento de Rosenau, não é uma dificuldade para apenas um país lidar e procurar uma solução, mas sim um assunto que abrange e afeta o sistema internacional de uma forma geral. 

Sendo assim, a fome e a má alimentação, por ser uma problemática global, é necessário esforços conjuntos de nações de todo o mundo para poder tentar solucionar o problema que afeta milhões de pessoas. Logo, uma das formas que a FAO encontrou para informar cada vez mais pessoas sobre esta situação, foi criando o Dia Mundial da Alimentação, uma forma que não necessariamente procede de responsabilidades formais e legais, e principalmente, não depende apenas do poder político.

Dessa forma, percebe-se a importância da FAO para a Governança Global da fome e da forma de alimentação dos indivíduos, além de ser uma agência que procura cada vez mais informar as pessoas sobre estas condições. Não obstante, a agência da ONU tem demasiada importância para a promoção da soberania alimentar e responsabilidade com a criação do Dia Mundial da Alimentação para disseminar informações sobre a forma de se alimentar para diversas pessoas. 

Referências: 

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. 16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação. Disponível em: http://www.saude.br/index.php/artigos/nutricao/111-doencas-cronicas-nao-transmissiveis/418-16-de-outubro-dia-mundial-da-alimentacao. Acesso em: 10 out. 2019.

FAO. Sobre a FAO. Disponível em: http://www.fao.org/portugal/acerca-de/pt/. Acesso em: 10 out. 2019.

PEREIRA, Chyara Sales; RAMOS, L. C. S; FILHO, O. D. S. GOVERNANÇA GLOBAL, GOVERNAMENTALIDADE E UMA NOVA VISÃO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Minas Gerais , v. 1, n. 1, p. 3-10, mar./2015. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/pdf/enabri/n3v3/a29.pdf>. Acesso em: 10 out. 2019.

ROSENAU, James N;     CZEMPIEL, Ernst-Otto (Org.). Governança sem Governo: Ordem e Transformação na Política Mundial. Tradução: Sérgio Bath. Brasília: Universidade de Brasília, 2000. Disponível em: <http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Rosenau;%20Czempiel%20-%20Governan%C3%A7a%20sem%20governo.pdf&gt;. Acesso em: 10 out. 2019.

Observatório Internacional SEBRAE. FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Disponível em: http://ois.sebrae.com.br/comunidades/fao-organizacao-das-nacoes-unidas-para-a-alimentacao-e-a-agricultura/. Acesso em: 10 out. 2019.