Destaques Internacionais

1r

Preços do petróleo disparam após ataque na Arábia Saudita

      Após o ataque de drones a duas instalações importantes da petroleira saudita Aramco, os preços do petróleo dispararam entre 15% e 20%. Tanto o príncipe Abdulaziz bin Salman, como a Agência Internacional de Energia destacaram a existência de estoques. Segundo o jornal econômico Financial Times, Riad está em contato com vários membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) caso seja necessário aumentar temporariamente a produção até que o reino restabeleça a sua.

Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/15/internacional/1568562350_279696.html

2r

Austria rejects EU-Mercosur trade deal over Amazon fires

Áustria rejeita acordo comercial UE-Mercosul sobre incêndios na Amazônia

         O futuro do acordo comercial entre o bloco do Mercosul e União Europeia (EU) foi posto em dúvida, já que a Áustria veta o pacto por preocupações com incêndios na Amazônia e ameaças ao setor agrícola nacional. Os legisladores do subcomitê da UE do parlamento austríaco votaram quase por unanimidade na rejeição do projeto de acordo de livre comércio, obrigando seu governo a vetar o pacto a nível da UE, onde todos os 28 estados membros e seus parlamentos devem concordar em acordos comerciais.

Acompanhe a notícia completa, em: https://www.theguardian.com/world/2019/sep/19/austria-rejects-eu-mercosur-trade-deal-over-amazon-fires

3r

Gantz party says no to Netanyahu-led unity government

Partido Gantz diz não ao governo de unidade liderado por Netanyahu

      Benny Gantz, líder do partido Azul e Branco, rejeitou uma oferta do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de unir forças em uma coalizão de governo sob o comando do atual. Gantz, o principal oponente de Netanyahu nas eleições gerais de Israel, disse a repórteres que ele deveria ser o primeiro ministro de um governo de ampla unidade. Com mais de 97% dos votos contados, o partido centrista Azul e Branco tem 33 cadeiras, enquanto o partido Likud de Netanyahu está atrás com 31.

Veja a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/09/gantz-party-rejects-netanyahu-call-form-unity-government-190919113302096.html

The new Tunisian Government

Ben Ali, l’ex-autocrate tunisien renversé par le « printemps arabe », est mort

Ben Ali, o ex-autocrata tunisino deposto pela “Primavera Árabe”, está morto

         O presidente deposto da Tunísia Zine El-Abidine Ben Ali, morreu na quinta-feira (19) aos 83 anos de idade na Arábia Saudita, onde viveu no exílio desde a revolução de 2011, disse o Ministério das Relações Exteriores da Tunísia. Após mais de duas décadas de poder repressivo, Ben Ali foi derrubado no início de 2011 por um movimento popular, ponto de partida de uma onda de revoltas na região conhecida como “Primavera Árabe”.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.lemonde.fr/afrique/article/2019/09/19/ben-ali-l-ancien-president-tunisien-est-mort_6012295_3212.html

5r

Jair Bolsonaro, listo para brindar un discurso provocador sobre el Amazonas ante la ONU

Jair Bolsonaro, pronto para fazer um discurso provocativo sobre a Amazônia para a ONU

        O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, admitiu que pode sofrer algum tipo de reação oposta na próxima terça-feira (24), quando irá à Assembleia Geral da ONU para defender a soberania do Brasil sobre a Amazônia e expor sua visão sobre os incêndios que a ameaçam. Fontes do governo expressaram medo de que o pronunciamento de Bolsonaro possa ser alvo de algum tipo de sabotagem na Assembleia por grupos ambientais ou mesmo alguns líderes mundiais.

Veja a notícia completa, em: https://www.clarin.com/mundo/jair-bolsonaro-listo-brindar-discurso-provocador-amazonas-onu_0_–ppuU_B.html

6r

Climate protests: Marches worldwide against global warming

Protestos climáticos: marchas em todo o mundo contra o aquecimento global

      Milhões de pessoas em todo o mundo realizaram uma greve climática global inspirada pela ativista Greta Thunberg. Manifestantes em todos os continentes agitavam cartazes e entoavam slogans no que poderia ser a maior demonstração de todos os tempos sobre o aquecimento global causado por humanos. O dia começou no Pacífico e na Ásia e culminou em uma demonstração maciça em Nova York. Greta Thunberg vem antes da cúpula da ONU, na sede da organização em Manhattan.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-49777279

 

*Tradução nossa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s