Dia Internacional da Democracia

15setembrodiainternacdademocracia_.jpg

Yanka Cecin Negrão – Acadêmica do 2º Semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Muitos países são considerados democráticos, mas o que é ser democrático?  A democracia tem seu significado baseado em seus teores: moral, político e legal. Desta forma, é mais do que “a vontade da maioria” dentro de uma votação (teor legal-político), ou o reconhecimento da dignidade humana e liberdades fundamentais (teor moral), ou mesmo, promover as condições necessárias para o desenvolvimento social da população (teor legal, político e moral).

Este último, por sua vez, deve ser considerado o principal sentido da democracia, pois a partir do desenvolvimento social de cada cidadão é que se alcança o ideal de sociedade. Ou seja, não é apenas votando que se exerce democracia e sim, tendo acesso à alimentação, à educação e cultura para ir além do voto. 

Nesse contexto, por que se comemorar mundialmente a famosa democracia?! Ou melhor, temos motivos para comemorar haja visto o atual cenário internacional democrático em crise? A crise democrática internacional é resultado da falta de consenso e da não cooperação, os quais, estas ausências sustentam a teoria realista: o egoísmo dos atores internacionais que coexistem no cenário anárquico internacional. 

Sobre este ponto, cabe a crítica do Robert Cox (2002) “o conceito de hegemonia se distingue da forma que tradicionalmente informa a literatura de relações internacionais, estando associado a uma concepção de poder como mistura de coerção e consenso”. No sistema internacional ocorre uma “falsa” anarquia, pois alguns Estados sobrepõem o limite do Princípio da Soberania dos Estados defendido pelo modelo westphaliano internacional, através de uma coerção legitimada por um “consenso”. 

O ator internacional EUA, intervém na dinâmica do sistema internacional no passado e no presente, visando seus objetivos domésticos egoístas, e muito consegue por meio da manipulação dos outros Estados fazendo “coerção por meio do consenso” dita por Robert Cox. 

Diante disso, é importante ao internacionalista, analisar em respeito ao Dia Internacional da Democracia, se os verdadeiros significados da democracia estão sendo vivenciados pelo mundo, tanto no âmbito doméstico como no exterior. E se não estão, cabe refletir o que causou este cenário democrático de crise e como se pode mudá-lo por meio de ações democráticas possíveis, com a participação de Estados, Sociedade Civil e corporações de mercado. 

 

REFERÊNCIAS 

HERZ,Mônica. HOFFMANN, Andrea Ribeiro. Organizações Internacionais: história e práticas. 10º ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 59p. 

MENSAGEM, da Unesco para o Dia internacional da Democracia. Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro de 2018. 11.09.2018 – UNESCO Office in Brasilia. Disponível em:<http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_message_for_the_international_day_of_democracy/> Acesso em 11 de setembro de 2019.

VILLA,Rafael Duarte. TOSTES, Ana paula Baltasar. Democracia Cosmopolita versus Política internacional. Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo.Lua Nova, São Paulo, 66: 69-107, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ln/n66/29085.pdf > Acesso em 10 de setembro de 2019. 

IELA, Instituto de Estudos Latino-Americanos. Ditadura na América Latina: rapinagem norte-americana. Pesquisa desenvolvida pelo Coletivo Ofensiva Socialista em 28 de junho de 2017. Universidade federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.iela.ufsc.br/noticia/ditadura-na-america-latina-rapinagem-norte-americana > Acesso em 11 de setembro de 2019.

MAIN, Alexander. A geopolítica da crise venezuelana. Jornal Le monde diplomatique Brasil. Alexander Main é diretor de política internacional do Center for Economic and Policy Research (CEPR), em Washington, Estados Unidos. 144º edição do jornal. 2 de julho de 2019. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/a-geopolitica-da-crise-venezuelana/> Acesso em: 11 de setembro de 2019. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s