Destaques Internacionais

X1

Five Star members approve Italy coalition with centre-left rival

Membros de cinco estrelas aprovam coalizão italiana com rival de centro-esquerda

          O Movimento Cinco Estrelas da Itália votou fortemente a favor de uma coalizão com um rival de centro-esquerda, colocando o país no caminho de um novo governo e fechando as portas à tentativa de Matteo Salvini de conquistar o poder através de uma eleição rápida. Ativistas do partido anti-establishment aprovaram a ligação com o partido Democrata em uma votação on-line realizada na plataforma web “democracia direta” do partido Cinco Estrelas.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.ft.com/content/346cc922-ce69-11e9-99a4-b5ded7a7fe3f

X2

Líder de Hong Kong cede à pressão de manifestantes e retira projeto de extradição

        Carrie Lam, chefa do Governo autônomo de Hong Kong, anunciou a retirada do projeto de lei de extradição que desencadeou uma onda de protestos no território autônomo. A medida, que permitiria a entrega de suspeitos a países com os quais a ex-colônia britânica não mantém acordos, e que fazia antever pela primeira vez a possibilidade de extradição para a China continental, já estava suspensa, mas sua retirada completa era uma das cinco exigências dos manifestantes.

Acompanhe a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/04/internacional/1567579841_091142.html

X3

Turkey plans to return one million Syrians, warns of new migrant wave in Europe

Turquia planeja devolver um milhão de sírios, e alerta sobre nova onda de migrantes na Europa

         A Turquia planeja reassentar 1 milhão de refugiados no norte da Síria e pode reabrir a rota de migrantes para a Europa se não receber apoio internacional adequado para o plano, disse o presidente Tayyip Erdogan. A Turquia, que hospeda 3,6 milhões de refugiados sírios, controla partes do norte da Síria, onde afirma que 350 mil sírios já retornaram. Está estabelecendo uma “zona segura” com os Estados Unidos no nordeste, onde Erdogan disse que muito mais pode ser transferido.

Veja a notícia completa, em: https://www.reuters.com/article/us-security-syria-turkey/turkey-plans-to-return-one-million-syrians-warns-of-new-migrant-wave-in-europe-idUSKCN1VQ13K

X4

Brexit: Decision to suspend Parliament ruled lawful by High Court

Brexit: Decisão de suspender o Parlamento é lícito pelo Supremo Tribunal

      Uma contestação legal sobre a decisão do Primeiro Ministro Boris Johnson de suspender o Parlamento foi rejeitada no Tribunal Superior. O caso foi apresentado pela empresária Gina Miller, que argumentou que a mudança era “um abuso ilegal de poder”. Rejeitando o caso de Miller, Lord Burnett disse que poderia recorrer imediatamente por causa dos pontos importantes da lei em jogo. Espera-se que o apelo seja ouvido na Suprema Corte em 17 de setembro.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/uk-49604584

X5

Iran set to begin ‘unlimited’ nuclear research and development

Irã deve começar pesquisa e desenvolvimento nuclear ‘ilimitado’

          O Irã deve começar um trabalho ilimitado de pesquisa e desenvolvimento nuclear, como parte do que descreve como um “passo medido” para reduzir seu compromisso com o acordo nuclear de 2015, sem declarar uma retirada definitiva. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, informou oficialmente a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, que Teerã estava agindo em resposta ao “fracasso dos países europeus” em defender o acordo nuclear.

Veja a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/09/iran-set-unlimited-nuclear-research-development-190906020712544.html

X6

Robert Mugabe, former Zimbabwe president, dies aged 95

Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue, morre aos 95 anos

       Robert Mugabe, o ex-presidente do Zimbábue, foi declarado “herói nacional” pelo partido governante Zanu-PF, quando os preparativos para seu funeral começaram no país em que ele governou com mão de ferro por quase 40 anos. A morte do ex-presidente marca o fim definitivo de uma era na ex-colônia britânica. Mugabe, que morreu aos 95 anos, governou o Zimbábue por quase quatro décadas antes de ser derrubado em uma aquisição militar em novembro de 2017.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.theguardian.com/world/2019/sep/06/robert-mugabe-former-zimbabwean-president-dies-aged-95

 

*Tradução nossa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s