whatsapp-image-2019-08-28-at-12.35.13-pm.jpeg

Ana Carolina Nascimento – Acadêmica do 8° semestre de Relações Internacionais da UNAMA 

Hoje no quadro Pesquisando em R.I. vamos apresentar o trabalho em desenvolvimento da acadêmica Carol Nascimento, tratando da ascensão chinesa no cenário internacional,(1995-2015), abordando a evolução da China no âmbito comercial, os impactos desse crescimento exponencial no sistema internacional, elencando e analisando os indicadores estatísticos do período em questão e as políticas públicas adotadas para superá-los.

Para estudar esse caso, a autora pontua que a visão Neo Realista de Gilpin, teórico de Relações Internacionais cuja visão, diferente de outros neorrealistas, considera o âmbito econômico como um fator capaz de influenciar significativamente as relações internacionais como um todo, é a que mais se enquadra em seu trabalho.

Segundo ela, a análise, apesar de ser em boa parte quantitativa pois apresenta os dados de crescimento do país dentre outros dados, seria principalmente qualitativa, mostrando as mudanças trazidas pelas medidas adotadas, a forma como a ascensão econômica chinesa impactou em outros países, como alguns que eram potências econômicas deixaram de ser e como a China, em pouco tempo, ganhou força para fazer frente aos Estados Unidos no âmbito econômico.

A autora afirma que o interesse, e até mesmo a necessidade, de estudar e se aprofundar nesse tema é vital para o crescimento do internacionalista, pois estamos com a oportunidade de vivenciar o sucesso econômico de uma nação e possivelmente o surgimento de uma nova hegemonia. 

Por Cássio Rodrigues