c1

Italian Prime Minister Conte offers resignation amid political crisis

Primeiro-ministro italiano Conte oferece demissão em meio a crise política

     O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou sua renúncia ao presidente Sergio Mattarella, encerrando o governo populista de 14 meses da Itália. Em seu discurso no Senado, Conte visou seu ministro do Interior e vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, chamando-o de “irresponsável” por criar uma crise política para “interesses pessoais e partidários”. Salvini, encorajado pela forte participação de seu partido nas eleições de maio na UE, se posicionou cada vez mais como o principal líder da Itália no cenário mundial.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.dw.com/en/italian-prime-minister-conte-offers-resignation-amid-political-crisis/a-50098258

c2

Iran unveils new missile defence system, calls US talks ‘useless’

Irã lança novo sistema de defesa antimísseis e considera inúteis as negociações dos EUA

       O presidente iraniano Hassan Rouhani introduziu um sistema de defesa aérea construído localmente na rede de defesa antimísseis do país em uma cerimônia de inauguração na capital, Teerã. A exibição do novo sistema ocorreu em meio a tensões aumentadas com os Estados Unidos, que no ano passado retiraram-se unilateralmente de um acordo nuclear multinacional assinado entre potências mundiais e o Irã e reposicionaram sanções prejudiciais.

Acompanhe a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/08/iran-unveils-missile-defence-system-calls-talks-useless-190822140629635.html

C3

South Korea Says It Will End Intelligence-Sharing Deal With Japan, Adding to Tensions

Coréia do Sul diz que terminará acordo de compartilhamento de inteligência com o Japão, aumentando as tensões

       A Coréia do Sul disse que abandonaria um pacto de compartilhamento de inteligência com o Japão, uma medida que aumenta dramaticamente as tensões entre os dois países e ressalta a diminuição da liderança dos Estados Unidos na região. A decisão sul-coreana de renovar o acordo de era aguardada como um barômetro das relações entre Seul e Tóquio. Autoridades americanas disseram que foram surpreendidos pela decisão.

Veja a notícia completa, em: https://www.nytimes.com/2019/08/22/world/asia/south-korea-japan-intelligence.html

c4

Russia floating nuclear power station sets sail across Arctic

Rússia, usina nuclear flutuante navega pelo Ártico

          A Rússia lançou uma central nuclear flutuante pioneira, que navegará 5.000 km do porto ártico de Murmansk até Chukotka, no extremo leste. A agência nuclear Rosenergoatom diz que a mobilidade do Akademik Lomonosov aumentará o fornecimento de energia a áreas remotas. Um de seus objetivos é alimentar o complexo de mineração Chaun-Bilibin em Chukotka, que inclui minas de ouro. O Greenpeace vê o projeto como de alto risco, em um ambiente climático severo.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-europe-49446235

c5

Os incêndios na Amazônia desatam críticas mundiais ao Governo Bolsonaro

           As chamas que devoram a Amazônia brasileira nos últimos dias são as mesmas que alimentam nas redes sociais a indignação contra o presidente Jair Bolsonaro. A crise também transcendeu à esfera internacional: o presidente francês, Emmanuel Macron, catalogou os incêndios na Amazônia como “crise internacional” e decidiu incluir o tema na agenda do G7 deste fim de semana. Além dos protestos nas redes sociais, os brasileiros começaram a organizar manifestações nos próximos dias em pelo menos doze cidades.

Veja a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/22/politica/1566501636_486466.html

*Tradução nossa.