Cássio Pereira – Acadêmico do curso de Relações Internacionais da Unama

Q1

Hong Kong Protests Resume as Police Headquarters Is Surrounded

Protestos em Hong Kong são retomados enquanto a sede da polícia é cercada

      Milhares de manifestantes bloquearam uma importante via e cercaram a sede da polícia de Hong Kong, colocando nova pressão na liderança da cidade sobre um projeto de lei impopular que lançou o território em uma crise política. Os manifestantes, em sua maioria adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos vestidos de preto, encheram as principais estradas ao redor do complexo policial, sufocando pedidos para que as autoridades liberassem os manifestantes que foram presos na semana passada.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.nytimes.com/2019/06/20/world/asia/hong-kong.html?login=google

Q2

Les Etats-Unis ajoutent l’Arabie saoudite et Cuba à leur liste noire sur le trafic d’êtres humains

Estados Unidos Adiciona Arábia Saudita e Cuba à Lista Negra sobre Tráfico Humano

         Os Estados Unidos acrescentaram a Arábia Saudita e Cuba à sua lista negra de países que não atuam o suficiente para combater o tráfico de seres humanos, o que poderia levar a sanções. Ambos os países são criticados por não tomarem as medidas necessárias para reverter os ataques à liberdade e à dignidade humana. Em um relatório anual, o Departamento de Estado dos EUA critica seu principal aliado no Oriente Médio, a Arábia Saudita, por violações generalizadas de sua força de trabalho estrangeira.

Acompanhe a notícia completa, em: https://www.lemonde.fr/international/article/2019/06/21/les-etats-unis-ajoutent-l-arabie-saoudite-et-cuba-a-leur-liste-noire-sur-le-trafic-d-etres-humains_5479885_3210.html

Q3

EU warns Turkey of sanctions for Cyprus drilling

UE adverte a Turquia sobre sanções para perfurações em Chipre

     A União Europeia (UE) ameaçou impor sanções à Turquia se continuar com “perfurações ilegais” em águas próximas a Chipre, no leste do Mediterrâneo. A advertência veio em uma cúpula da UE em Bruxelas. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, classificou as ações da Turquia como “totalmente inaceitáveis”. A Turquia lançou um segundo navio de perfuração para exploração de gás natural e petróleo no Chipre. A República de Chipre está na UE, mas o norte separatista é pró-Turquia.

Veja a notícia completa, em: https://www.bbc.com/news/world-europe-48718272

Q4

Johnson e Hunt na corrida a primeiro-ministro

         A presença de Boris Johnson está praticamente garantida na última etapa da corrida à liderança do Partido Conservador. Com 160 votos recolhidos entre os colegas, Boris Johnson permanece o favorito à sucessão de Theresa May. Johnson por várias vezes reiterou que o Reino Unido sairá da União Europeia no final de outubro, com ou sem acordo. O atual chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, tem uma postura mais moderada. Ele prefere sair da União Europeia com um acordo, algo que reclama ser possível renegociar.

Veja a notícia completa, em: https://pt.euronews.com/2019/06/21/johnson-e-hunt-na-corrida-a-primeiro-ministro

Q5

Michelle Bachelet se reúne con Juan Guaidó en su último día en Venezuela

Michelle Bachelet se encontra com Juan Guaidó em seu último dia na Venezuela

      Michelle Bachelet, representante do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, reuniu-se com o auto proclamado “presidente” da Venezuela, Juan Guaidó, no último dia de sua visita à nação caribenha, imersa em uma crise política e humanitária. O escritório de Guaidó confirmou a reunião e mostrou uma imagem deles se encontrando. Então se soube que o líder da oposição pediu a Bachelet que deixasse uma representação permanente na Venezuela para conseguir “soluções”.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.clarin.com/mundo/michelle-bachelet-reune-juan-guaido-ultimo-dia-venezuela_0_wcXet9hkq.html

Q6

Trump says US was ‘cocked and loaded’ to strike Iran before he pulled back

Trump diz que os EUA estavam “armados e carregados” para atacar o Irã antes que ele recuasse

        Presidente Donald Trump disse que cancelou o ataque ao Irã porque haveria muitas mortes. Os EUA estão em um impasse com o Irã, com respostas militares ou diplomáticas dos EUA tendo o potencial de provocar uma nova escalada de Teerã. A queda do drone pelo Irã deixou o presidente preso entre republicanos, exigindo uma resposta e os congressistas democratas, alertando que Trump e os radicais da política iraniana em sua equipe de segurança nacional, que acolhem o confronto podem perder o controle da situação e liderar os EUA em guerra.

Veja a notícia completa, em: https://edition.cnn.com/2019/06/21/politics/trump-military-strikes-iran/index.html

Q7

Honduras convoca militares após mortes em protestos

        O presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, anunciou o envio de militares depois de ter se reunido com o Conselho de Defesa e Segurança, o mais alto órgão de segurança e políticas de defesa do país. Hernández anunciou a mobilização de militares para impedir o bloqueio de vias e fazer a segurança de prédios após a morte de duas pessoas durante protestos generalizados na capital, Tegucigalpa. Horas antes da decisão do governo federal, o hospital da Escola Universitária anunciou que duas pessoas foram mortas e outras 19 ficaram feridas durante protestos contra o governo na capital.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.dw.com/pt-br/honduras-convoca-militares-ap%C3%B3s-mortes-em-protestos/a-49293847

 

Calendário ONU

23 de junho – Dia das Nações Unidas para o Serviço Público

26 de junho – Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito

26 de junho – Dia Internacional em Apoio às Vítimas de Tortura

 

*Tradução nossa.