Cássio Pereira – Acadêmico do 7º Semestre do curso de Relações Internacionais da Unama
Socialistas se impõem nas eleições espanholas, mas a direita se fortalece em Madri
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) se consolidou, nas eleições europeias, municipais e regionais. Eram as eleições definitivas, pois, somadas às eleições gerais de um mês atrás, colocavam em jogo praticamente todo o poder na Espanha pelos próximos quatro anos, nos quais não haverá nenhuma eleição nacional. Estas eleições consolidaram a hegemonia do PSOE, o grande vencedor, mas deixaram o PP melhor do que entrou.
Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/26/internacional/1558888027_462071.html
European elections: triumphant Greens demand more radical climate action
Eleições europeias: os verdes triunfantes exigem uma ação climática mais radical
Os verdes da Europa, grandes vencedores nas eleições europeias de domingo (26), usaram sua nova força de alavanca em um parlamento fraturado para impulsionar uma agenda de ação climática urgente, justiça social e liberdades civis, dizem os líderes do movimento. Levando uma onda de preocupação pública sobre a crise climática, os verdes alcançaram pontuações de dois dígitos em vários países, terminando em segundo lugar na Alemanha.
Acompanhe a notícia completa, em: https://www.theguardian.com/environment/2019/may/28/greens-eu-election-mandate-leverage-climate-policy
Netanyahu ‘weaker’ as Israel heads for new election
Netanyahu ‘mais fraco’ como Israel se dirige para nova eleição
Benjamin Netanyahu, que aparentemente conseguiu um quinto mandato como primeiro-ministro israelense em abril, mas não conseguiu formar um governo, entra na eleição em 17 de setembro em uma posição mais fraca. O fracasso de Netanyahu ocorreu quando ele não conseguiu chegar a um acordo entre o partido secular de direita de Avigdor Lieberman, Yisrael Beiteinu, e os partidos ultra-ortodoxos dentro de sua coalizão. Pela primeira vez na história de Israel , terá dois votos nacionais em um único ano.
Veja a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/05/netanyahu-weaker-israel-heads-election-190530112617749.html
Trump erupts over immigration, threatening Mexico with tariffs
Trump entra em erupção pela imigração, ameaçando o México com tarifas
O presidente Donald Trump ameaçou impor novas tarifas ao México se o país não intensificar suas ações de imigração, combinando suas frustrações relacionadas à fronteira com seu método preferido de punir países estrangeiros. Trump disse em um comunicado da Casa Branca que a primeira rodada de tarifas começará em 10 de junho com 5% “de todos os bens importados do México”. O comunicado alertou ainda que, se o México não atuar como demandas do Trump, as tarifas subirão para 10% até julho, 15% até agosto, 20% até setembro e atingirão um nível permanente de 25% até outubro.
Veja a notícia completa, em: https://edition.cnn.com/2019/05/30/politics/trump-mexico-tariffs-immigration/index.html
Julian Assange subjected to psychological torture, UN expert says
Julian Assange submetido a tortura psicológica, diz especialista da ONU
Julian Assange sofreu “exposição prolongada à tortura psicológica”, disse o especialista em tortura da ONU. Nils Melzer pediu à Grã-Bretanha que não extradite o fundador do Wikileaks, alertando que seus direitos humanos seriam violados e que ele não está apto a ser julgado. Melzer também acusou vários Estados de um “esforço conjunto para quebrar a vontade de Assange”. Mas o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido disse que Assange “escolheu se esconder” da justiça.
Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-48473898
China Steps Up Trade War and Plans Blacklist of U.S. Firms
China intensifica guerra comercial e planeja lista negra de empresas norte-americanas
O governo chinês disse que está montando uma “lista de entidades não confiáveis” de empresas e pessoas estrangeiras, um aparente primeiro passo para retaliar os Estados Unidos por negarem a vital tecnologia americana às companhias chinesas. O Ministério do Comércio da China disse que a lista conteria organizações que não seguem as regras do mercado, violam o espírito dos contratos, bloqueiam e param de fornecer empresas chinesas por razões não comerciais e prejudicam seriamente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas.
Veja a notícia completa, em: https://www.nytimes.com/2019/05/31/business/china-list-us-huawei-retaliate.html
Calendário ONU
3 de junho – Dia Mundial da Bicicleta.
4 de junho – Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão.
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.
5 de junho – Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada.
8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos.
*Tradução nossa