Cássio Pereira – Acadêmico do 7º Semestre do curso de Relações Internacionais da Unama
Maduro busca reducir la presión con unas elecciones legislativas antecipadas
Maduro procura reduzir a pressão com eleições legislativas antecipadas
Nicolás Maduro vem tentando reduzir a pressão internacional e desfazer o apoio a Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino do país. Isso seria para avançar nas eleições legislativas, marcadas para dezembro de 2020, e contrariar seus rivais, que em vez disso exigem sua saída do poder. Com essas eleições, o líder chavista busca uma bola de oxigênio e, ao mesmo tempo, assume o controle da única instituição controlada pela oposição. Uma missão do chamado grupo de contato da União Europeia visitou Caracas e reuniu-se com as partes para explorar um caminho eleitoral.
Para ler a notícia completa, acesse: https://elpais.com/internacional/2019/05/20/america/1558384067_490899.html
Iran urges UN to launch talks over ‘alarming’ Gulf tensions
O Irã insta a ONU a lançar conversações sobre “alarmantes” tensões no Golfo
O Irã pediu à ONU que ajude a iniciar um diálogo diplomático para aliviar uma “situação alarmante de segurança” no Golfo. Majid Takht Ravanchi, embaixador do Irã na ONU, fez o apelo em uma carta ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e ao Conselho de Segurança. A carta surgiu no momento em que as tensões aumentaram entre o Irã de um lado e os Estados Unidos e seus aliados do Golfo, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, do outro. O presidente dos EUA, Donald Trump, advertiu Teerã sobre seu “fim oficial”, caso ameaçasse Washington.
Acompanhe a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/05/iran-urges-launch-talks-alarming-gulf-tensions-190520201653885.html
Índia dá vitória à tradição e ao nacionalismo hindu nas urnas
Pela primeira vez desde 1984, um partido renova pela segunda vez consecutiva sua maioria absoluta na Índia. Os resultados provisórios mostram que o Partido Bharatiya Janata (BJP) ganhou a maioria dos votos nas eleições gerais, sem necessidade de coalizões como em 2014, quando seu líder Narendra Modi chegou ao poder. Após uma campanha focada no nacionalismo e na tradição, o BJP conseguiu reverter às críticas sobre a má gestão econômica e o crescente supremacismo hindu.
Veja a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/23/internacional/1558592881_394460.html
Violent Protests Erupt in Kashmir After Indian Forces Kill Militant
Protestos violentos irrompem na Caxemira depois que as forças indianas matam militantes
Milhares de manifestantes tomaram as ruas da Caxemira administrada pela Índia, muitos entrando em confronto com as forças de segurança, após notícias de que forças indianas haviam matado o militante mais procurado na região. As tensões foram altas na Caxemira, e o último episódio de violência após o assassinato do militante, Zakir Rashid Bhat, contrastou com partes da Índia, onde as celebrações estavam em andamento para a vitória da reeleição do primeiro-ministro Narendra Modi.
Veja a notícia completa, em: https://www.nytimes.com/2019/05/24/world/asia/kashmir-militant-protests.html
Centenas de milhares protestam contra mudanças climáticas pelo mundo
Centenas de jovens ativistas do clima se manifestaram por todo o planeta, como parte dos protestos mundiais reivindicando ação contra o aquecimento global do movimento “Fridays for Future“. Na Europa, de Lisboa a Oslo, crianças e jovens “mataram aula” para protestar contra a perspectiva de herdar um planeta com calotas polares se derretendo, e tempestades, enchentes e secas cada vez piores. Os protestos ocorrem em meio às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizaram nos diferentes países membros da União Europeia de 23 a 26 de maio.
Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.dw.com/pt-br/centenas-de-milhares-protestam-contra-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-pelo-mundo/a-48870118
Theresa May announces she will resign on 7 June
Theresa May anuncia que renunciará em 7 de junho
Theresa May se curvou a intensa pressão de seu próprio partido e nomeou o 7 de junho como o dia em que se afastará como líder conservadora, encerrando sua turbulenta pré-liderança de três anos. Falando em Downing Street, May disse que foi “a honra da minha vida” servir como segunda mulher primeira-ministra da Grã-Bretanha. Com a voz embargada, ela disse que iria embora sem má vontade, mas com gratidão enorme e duradoura por ter tido a oportunidade de servir o país que ama.
Veja a notícia completa, em: https://www.theguardian.com/politics/2019/may/24/theresa-may-steps-down-resigns-tory-leader-conservative-brexit
Calendário ONU
29 de maio – Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz
31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo
*Tradução nossa