Cássio Pereira – Acadêmico do 7/8º Semestre do curso de Relações Internacionais da Unama

FILE PHOTO: Trump-Putin summit in Helsinki

China says it won’t take part in trilateral nuclear arms talks

A China diz que não vai participar de negociações sobre armas nucleares trilaterais

          A China rejeitou uma sugestão de que conversaria com os Estados Unidos e a Rússia sobre um novo acordo que limita as armas nucleares, dizendo que não participará de nenhuma negociação trilateral de desarmamento nuclear. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, discutiram a possibilidade do novo acordo que poderia eventualmente incluir a China no que seria um grande acordo entre as três principais potências atômicas do mundo.

Veja a notícia completa, em: https://reut.rs/2JA2SlJ

q2

‘Not adequate’: experts rate Australian political response to extinction crisis

‘Não adequado’: especialistas avaliam resposta política australiana à crise de extinção

       A avaliação global da saúde ambiental das Nações Unidas é sombria: a biodiversidade declinando a uma taxa sem precedentes, um milhão de espécies em risco de extinção, populações humanas ameaçadas se a trajetória não for revertida. Com a eleição a menos de duas semanas, a Guardian Australia pediu à Coalizão, ao Partido Trabalhista e aos Verdes que explicassem como planejavam responder à crise. Três dos principais cientistas do país avaliaram o que as partes tinham a dizer.

Para ler a notícia completa, acesse: http://bit.ly/2Hfs67q

q3

Jair Bolsonaro habilitó a políticos, camioneros y periodistas a portar armas de fuego

Jair Bolsonaro habilitou políticos, camionistas e periodistas a portar armas de fogo

          O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, relaxou as regras para a posse, transporte e comercialização de armas para atiradores esportivos, caçadores e colecionadores. De acordo com o que foi publicado no Diário Oficial, a medida também será estendida aos políticos eleitos para um cargo público, caminhoneiros, jornalistas cobrindo assuntos policiais, advogados, agentes de trânsito e funcionários de empresas de transporte de títulos, entre outros. O presidente assinou o decreto presidencial, que modifica a lei de posse de armas de 2003.

Acompanhe a notícia completa, em: https://www.clarin.com/mundo/decreto-jair-bolsonaro-facilita-portacion-armas-brasil_0_D36U_Ay3Q.html

q4

World reacts to Iran’s decision to abandon parts of nuclear deal

Mundo reage à decisão do Irã de abandonar partes do acordo nuclear

       O Irã anunciou que retomará o enriquecimento de urânio de alto nível se as potências mundiais não cumprirem suas promessas sob um acordo nuclear de 2015. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que os signatários restantes, o Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia, têm 60 dias para cumprir suas promessas de proteger os setores petrolífero e bancário do Irã das sanções dos EUA. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse durante uma visita a Londres que seu país aguardaria e veria o próximo movimento de Teerã.

Veja a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2019/05/world-reacts-iran-decision-abandon-parts-nuclear-deal-190508102055343.html

q5

U.S. Seizes North Korean Ship for Violating Sanctions

EUA apreendem navio norte-coreano por violar sanções

         Os Estados Unidos apreenderam uma embarcação norte-coreana que violava a lei americana e sanções internacionais, anunciou o Ministério da Justiça, uma medida que aumenta as tensões já em alta por causa dos recentes testes de armas norte-coreanos. Os promotores disseram que o navio Wise Honest estava sendo usado para exportar carvão norte-coreano, um setor crítico da economia norte-americana que os Estados Unidos e as Nações Unidas impuseram sanções agressivas.

Veja a notícia completa, em: https://www.nytimes.com/2019/05/09/us/politics/wise-honest-north-korea-ship-seized.html

q6

Regime de Maduro detém vice-presidente do Parlamento

        Agentes do Serviço Bolivariano detiveram o vice-presidente da Assembleia Nacional, Édgar Zambrano. O dirigente oposicionista teve sua imunidade parlamentar cassada depois de apoiar o frustrado plano de Juan Guaidó, chefe do Parlamento reconhecido como mandatário interino por mais de 50 países, que libertou Leopoldo López e tentou provocar uma fissura no estamento militar. A Embaixada dos Estados Unidos em Caracas pediu por sua vez a libertação do vice-presidente do Parlamento e afirmou que, se isto não ocorrer, “haverá consequências”.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/09/internacional/1557358148_109255.html

q7

Migranti, 60 morti in un naufragio in Tunisia Sbarchi a raffica, l’Italia riapre i porti

Migrantes, 60 mortos em um naufrágio na Tunísia, Itália reabriram portos

        A Itália decidiu reabrir seus portos enquanto no Mediterrâneo, sem ajuda, as pessoas continuam a morrer.  Sessenta pessoas desaparecidas e 16 resgatadas em um naufrágio na costa de Sfax, na Tunísia. A notícia foi oficialmente confirmada pelo porta-voz do Ministério da Defesa da Tunísia, Mohamed Zekri. O barco tinha deixado Zwara na costa da Líbia e depois afundou. Para ajudar os migrantes, chegou um barco de pesca tunisiano que os levou a bordo e depois os transferiu para um barco de patrulha da Guarda Costeira da Tunísia.

Veja a notícia completa, em: https://www.repubblica.it/cronaca/2019/05/10/news/mare_jonio_migranti-225893885/?ref=RHPPLF-BL-I225842826-C8-P2-S1.8-T1

 

Calendário ONU

15 de maio – Dia Internacional das Famílias

17 de maio – Dia Mundial das Telecomunicações

17 de maio – Dia Mundial da Sociedade da Informação

 

*Tradução nossa.