images (5)

Ana Adrianny Nogueira – Acadêmica do 5° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

A vida de Putin é uma história intrigante de alguém que passou, fortuitamente, a estar em todos os lugares certos na hora certa para fazer historia em seu país e no mundo. O homem que comanda a Rússia há quase vinte anos é uma das figuras mais controvérsias e polêmicas do cenário politico atual.

Vladimir Vladimirovitch Putin nasceu em 1952 em um setor pobre de São Petersburgo (Antiga Lenigrado), formou-se em direito pela Universidade Estadual de São Petersburgo. Após se formar, em 1975, passou a trabalhar na KGB (a agência de segurança soviética), onde ficou no cargo de agente até a dissolução da União Soviética. No final da década de 90  se tornou chefe do FSB (Serviço Federal de Segurança), a agência que substituiu a KGB. Em agosto de 1999, o presidente Yeltsin nomeou Putin como primeiro-ministro em exercício da Federação Russa. Mas, alguns meses depois, no fim de 1999, Yeltsin renunciou inesperadamente por causa de problemas de saúde, levando Putin a presidência dos pais.

Visto com desconfiança pela população russa, mas apoiado pelas oligarquias, Putin assumiu a presidência determinado a mudar o país. Prometeu melhorar o padrão de vida dos russos, elevando os gastos em saúde e educação e estimulando a estancada economia russa, para consegui tal feito precisou  criar uma imagem grandiosa da Rússia, inflada com nacionalismo e poderio militar.

Sua influencia no país é tão colossal que grande parte dos russos não imaginam um ‘’Rússia sem Putin’’, isto é refletido em sua popularidade através das urnas, afinal, ele foi de primeiro ministro (1999), para presidente (2000-2008), para primeiro ministro (2008-2012) para presidente (2012-2018),e mais uma vez para presente (2018-2022).

No âmbito Internacional, Putin é visto como uma constante ameaça ao ocidente, suas ações relacionadas a politica externa são vistas como hostilidades às potências ocidentais,  gerando dessa forma, crescentes e incontroláveis tensões que direta e/ou indiretamente influencia o cenário Internacional.

Com Putin no poder a Rússia retomou o papel de ator global que tinha perdido com a queda da União Soviética, o padrão de vida se elevou e economicamente o pais vem prosperando, não há como negar que Vladimir Putin é um dos maiores estadistas do século XXI.

Referencias:

OBSERVADOR. Como Putin se tornou todo-poderoso da Rússia. Disponível em: https://observador.pt/especiais/vladimir-putin-sozinho-no-olimpo/. Acesso em: 06. Maio de 2019

BRITANNICA.Vladimir Putin – President of Russia. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Vladimir-Putin  . Acesso em: 06. Maio de 2019

BBC. Como Putin virou Putin: os momentos que transformaram um burocrata da KGB no homem mais poderoso da Rússia. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43419942 . Acesso em: 06. Maio de 2019