Cássio Pereira – Acadêmico do 7º Semestre do curso de Relações Internacionais da Unama

Notre Dame de Paris en feu

Incendie de Notre-Dame : de Washington au Caire, « une perte énorme pour l’humanité »

Fogo de Notre Dame: de Washington ao Cairo, “uma enorme perda para a humanidade”

        Um violento incêndio devastou a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na segunda-feira (15). Chefes de Estado e líderes políticos de todos os países expressaram sua tristeza e solidariedade com a França. O ex-presidente democrata Barack Obama expressou seus pêsames diante do desastre, acrescentando uma mensagem de encorajamento em uma conta social. Os chefes de estado do Senegal, Macky Sall e Costa do Marfim, Alassane Ouattara expressaram em nome de seus respectivos países a mesma solidariedade para com a França e toda a comunidade cristã.

Veja a notícia completa, em: https://www.lemonde.fr/international/article/2019/04/15/incendie-de-notre-dame-tristesse-et-solidarite-au-sein-de-la-communaute-internationale_5450603_3210.html

a2

Museum cancels event honouring Brazil’s Jair Bolsonaro

Museu cancela evento em homenagem ao brasileiro Jair Bolsonaro

       Representantes do Museu Americano de História Natural disseram que não iriam mais sediar um evento no qual o líder do Brasil, Jair Bolsonaro, seria homenageado. O museu atraiu duras críticas por concordar em sediar uma cerimônia na qual Bolsonaro, que defendeu políticas ambientais relaxantes, deveria receber um status de “pessoa do ano”. Funcionários do museu disseram que o evento agora será realizado em um local diferente. Eles disseram que o museu em Nova York não era “a localização ideal”.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-47946955

a3

Mercosul suspende a eleição direta dos deputados de seu Parlamento

        O Parlamento do Mercosul, criado em 2006, nunca começou de fato. Com isso, os países que compõem o bloco econômico concordaram em que não haverá mais a necessidade de eleição direta dos legisladores. Os atuais deputados cumprirão seu mandato, mas os próximos serão eleitos pelos respectivos Congressos nacionais entre os próprios membros. O anúncio foi feito em Assunção, e o presidente do país, Mario Abdo Benítez, disse que a decisão foi acordada com os presidentes da Argentina, Brasil e Uruguai, seus parceiros do bloco.

Acompanhe a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/16/internacional/1555374301_791741.html

a4

First shipment of Red Cross humanitarian aid arrives in Venezuela

Primeira remessa de ajuda humanitária da Cruz Vermelha chega à Venezuela

          A primeira remessa de ajuda humanitária da Cruz Vermelha chegou na terça-feira (16) à Venezuela, segundo um representante da organização. A entrega aconteceu depois de uma reviravolta do presidente Nicolas Maduro, que na semana passada disse que seu governo socialista chegou a um acordo com a Cruz Vermelha para levar ajuda. Maduro havia bloqueado os esforços anteriores para prestar assistência e negou a existência de uma crise humanitária.

Veja a notícia completa, em: https://www.reuters.com/article/us-venezuela-politics-red-cross/first-shipment-of-red-cross-humanitarian-aid-arrives-in-venezuela-idUSKCN1RS1VQ

a5

Murió el ex presidente peruano Alan García tras dispararse un balazo en la cabeza

O ex-presidente peruano Alan García morreu depois de ser baleado na cabeça

          O ex-presidente peruano Alan García morreu na quarta-feira (17) depois de atirar na cabeça quando deveria ser preso por ordem judicial por supostos delitos de corrupção ligados ao caso da Odebrecht. García estava sendo investigado por supostos subornos na construção de um trem para Lima, projeto em que a construtora brasileira Odebrecht estava envolvida. A polícia também prendeu no mesmo dia, Luis Nava, ex-secretário geral da Presidência, e Miguel Atala, ex-vice-presidente.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.clarin.com/mundo/ex-presidente-peruano-alan-garcia-disparo-balazo-cabeza-iba-detenido_0_06cNrZLXl.html

a6

Il Papa: “Porte chiuse a migranti per cuori blindati da calcoli politici”

O Papa: “Portas fechadas aos migrantes por corações armados com cálculos políticos”

       Durante as orações realizadas na Sexta-feira Santa, o Papa Francisco relembrou a tragédia das muitas pessoas que emigram, mas que, em vez de serem acolhidas, encontram indiferença, sobretudo de muitos representantes políticos. Ao longo do sermão, Francisco listou as mais diversas cruzes carregadas, dentre elas: “a cruz das pessoas famintas de pão e amor”, “a cruz de pessoas solitárias e abandonadas até mesmo por seus próprios filhos e parentes” e “a cruz de pessoas sedentas de justiça e da paz”.

Veja a notícia completa, em: encurtador.com.br/tFNX7

a7

ISIS Claims First Attack in the Democratic Republic of Congo

ISIS reivindica primeiro ataque na República Democrática do Congo

       O Estado Islâmico fez seu primeiro ataque na República Democrática do Congo, plantando uma bandeira em uma região já afetada pela violência e pelo surto do vírus Ebola. Oito soldados foram mortos no ataque, ocorrido na terça-feira (16), segundo autoridades congolesas. Eles inicialmente disseram que os assaltantes pareciam ter pertencido às Forças Democráticas Aliadas, um grupo rebelde cujas origens na vizinha Uganda são acusadas de matar centenas de pessoas nos últimos três anos.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.nytimes.com/2019/04/19/world/africa/isis-congo-attack.html

 

*Tradução nossa.

Feliz Páscoa 

via Destaques Internacionais